A transportadora holandesa quer ajudar os passageiros a enfrentar o “caos” dos aeroportos e a ultrapassar problemas que derivem de cancelamentos, atrasos e mudanças de portas de embarque. O Care-E é a solução robótica que vai ser testada no aeroporto JFK em Nova Iorque e no aeroporto Internacional de São Francisco nos EUA. O objetivo é testar o robô a partir deste mês ou de agosto, mas sabe-se que ainda não é a versão final. Depois dos testes, a solução pode chegar a outros aeroportos, explica o The Verge.
O Care-E vai apresentar-se ao passageiro no controlo de segurança. Aí, com base em indicadores sonoros e luminosos, não verbais, o passageiro é convidado a mostrar o cartão de embarque. A partir desse momento, o robô pode guiar o utilizador até à sua porta de embarque correta. Uma vez que o Care-E só atinge cerca de 5 km/h, caso esteja atrasado para o voo, talvez seja melhor deixar o robô na segurança mesmo.
A KLM anunciou que a versão que vai ser testada ainda não está terminada, pelo que será recomendável continuar a consultar as informações nos ecrãs do aeroporto para confirmar os detalhes dos voos.
Ainda não há qualquer indicação sobre quais os próximos aeroportos que possam vir a receber este assistente robótico, passada a fase de testes.