«Não é exagero dizer que o X3 está no seu elemento a alta velocidade (…) em voos a 255 nós ou 263 nós, o X3 teve um desempenho constante, com uma estabilidade impressionante e um baixo nível de vibrações, mesmo sem sistema anti-vibração», disse Hervé Jammayrac, o piloto que bateu o recorde de velocidade num voo de helicóptero.
De acordo com notícia da Wired, o Eurocopter foi desenhado para o desempenho em alta velocidade com um rotor principal e dois propulsores montados em pequenas asas na fuselagem. A estrutura do X3, tal como a do Sirkorsky X2, inclui um componente que liga o rotor à fuselagem e que foi projetado para reduzir a resistência e permitir uma velocidade maior, sem exigir mais força. O X3 foi baseado no modelo Dauphin usado pela Guarda Costeira nos EUA.
O Eurocopter X3 fez mais de 140 horas de voo pelos EUA em demonstrações de como pode vir a ser usado em cenários civis, militares e de policiamento. A última aparição deverá acontecer no Paris Air Show na próxima semana.
O recorde anterior tinha sido estabelecido por Kevin Bredenbeck, há dois anos, com o Sirkorsky X2, e cifrou-se nos 463 km/h.