A Digital Foundry, publicação especializada em análise de desempenho de videojogos, testou os resultados da PlayStation 5 a reproduzir jogos em diferentes unidades SSD, desde as opções de entrada de gama até às unidades mais caras, com o objetivo de perceber o que os utilizadores podem esperar em termos de jogabilidade e performance. Conclusão: ser mais barato não afeta a taxa de fotogramas por segundo (fps) dos jogos.
Veja mais abaixo o vídeo no qual é comparado o desempenho do jogo Ratchet and Clank: Rift Apart com o WD SN750 SE (~ €70, 256 GB), a unidade SSD que vem na consola e com o topo de gama WD SN850 (~ €230, 1 TB). A primeira unidade promete velocidades de leitura de 3200 MB/s, a unidade interna da Playstation 5 consegue 5500 MB/s, enquanto o topo de gama chega aos 7000 MB/s. Em jogo, não se detetaram diferenças no desempenho nos três sistemas testados ao nível da fluidez da jogabilidade.
O tempo de arranque ‘a frio’, no entanto, é diferente, apesar de os valores serem negligenciáveis: a unidade interna da PS5 arranca o jogo em sete segundos, o SSD topo de gama consegue-o em oito segundos, enquanto a unidade de entrada de gama demora dez segundos.
A maior diferença surge na transferência de jogos da unidade de armazenamento interno para a SSD de expansão escolhida: 60 GB de Ghost of Tsushima demoraram sete minutos para serem copiados para a SN 750, tempo semelhante para a SSD interna da PS5, que foram pulverizados pelos apenas 49 segundos para a SN 850.