A pandemia trouxe confinamentos, que por sua vez fizeram com que as pessoas consumissem mais conteúdos multimédia – filmes, séries e jogos –, o que se refletiu na venda de televisores. Segundo dados revelados nesta terça-feira, num evento digital, a Sony aumentou, em Portugal, o volume de negócios no mercado de televisores em 6%, com os televisores de 55 ou mais polegadas a ‘puxarem’ pelas vendas da marca.
Segundo Albert Grácia, líder de marketing da Sony para Portugal e Espanha, os televisores de 55” ou superiores já representam metade das vendas da Sony no mercado português. Nestes tamanhos, a tecnológica japonesa reclama uma quota de mercado de 10%, enquanto nos televisores acima dos mil euros diz ter uma quota de 20%.
“Com o Europeu de Futebol e com os Jogos Olímpicos, esperamos durante a primeira metade de 2021 continuar a crescer em grandes polegadas”, sublinhou o responsável. Por exemplo, a Sony espera vender nos primeiros seis meses do ano o dobro dos televisores de 75” que vendeu em igual período em 2020. “E os televisores de 55” e 65″ vão ser cada vez mais populares”, defendeu ainda Albert Grácia.
A apresentação de números acompanhou a apresentação das novas gamas de televisores da Sony para Portugal – mas são poucas as novidades relativamente ao anunciado em janeiro, como a Exame Informática já tinha dado conta. Em resumo: há uma nova linha de televisores 8K LED, as Z9J (75” e 85”); duas novas linhas de televisores 4K LED, as X95J (65”, 75” e 85”) e X90J (50”, 55”, 65” e 75”); e duas novas linhas de televisores 4K OLED, as A90J (55”, 65” e 83”) e A80J (55”, 65” e 77”). Todos os modelos que estão equipados com o processador Bravia XR suportam resoluções 4K a 120 Hz e têm modo de baixa latência (ALLM) e sincronização de gráficos (VRR).
O destaque vai para a linha Bravia XR A90J, que vai chegar ao mercado português em abril, anunciou a Sony no evento. A marca garante que depois deste modelo vão ser lançadas mais séries, mas sem especificar datas para as diferentes linhas. A marca também não revelou o preço dos novos televisores.
Nota final para o serviço de streaming Bravia Core, que vem instalado de origem nestes novos televisores: vai disponibilizar 100 filmes em Ultra HD (4K) HDR e, dependendo do modelo comprado, o utilizador terá acesso a 12 ou 24 meses do serviço de forma gratuita. Além disso, também dependendo do televisor comprado, a Sony vai ainda oferecer 5 ou 10 filmes remasterizados para IMAX. A marca anuncia uma taxa de transmissão de 800 Mbps para o Bravia Core, o que permitirá uma qualidade de imagem em streaming semelhante à que é possível encontrar em discos Blu-Ray.