Fundada há 95 anos, a norte-americana Shure é uma marca de áudio historicamente ligada ao segmento profissional. Contudo, a empresa – que tem como embaixador Adam Levine, vocalista dos Maroon 5 – está agora a virar-se igualmente para o mercado de consumo e, através da distribuidora ibérica EarPro, começa a colocar novos produtos que considera de “qualidade de estúdio” acessíveis ao consumidor final português.
A aposta para o mercado nacional assenta em duas linhas de produtos: Motiv, para os criadores de conteúdos; e Aonic, para quem deseja ouvir música.
Comecemos pela ‘equipa’ Aonic, que tem nos Aonic 50 o seu ponta-de-lança. Estes auscultadores sem fios com cancelamento de ruído têm uma autonomia anunciada de 20 horas, Bluetooth 5, controlos táteis e são compatíveis com múltiplos codecs: Qualcomm, aptX, aptX HD, aptX Low Latency audio, Sony LDAC, AAC e SBC. Têm um preço recomendado de €399.
O outro grande destaque desta linha são os Aonic 215, uns auriculares True Wireless com tecnologia Sound Isolating. A autonomia anunciada é de 8 horas, com o estojo de transporte a prolongar a bateria até às 32 horas.
Possuem um design modular, o que significa que os utilizadores podem alternar entre modo sem fios e com cabo através dos acessórios correspondentes. O preço é de €245.
Para vloggers e podcasters
Na linha Motiv, o destaque recai no MV7, um microfone híbrido XLR/USB concebido a pensar no ambiente de podcast e de gaming. Esta tem sido uma área que, de acordo com os responsáveis da Shure, tem crescido em época de confinamento social, já que cada vez mais pessoas criam conteúdos a partir da própria casa.
O Motiv MV7 tem um padrão polar cardioide, painel tátil integrado (controlo de ganho + monitorização + mute) e monitorização integrada de auriculares com latência zero. O software gratuito para PC promete facilitar a edição, já que, por exemplo, disponibiliza um modo de nível automático. O microfone está à venda por €285.