A Huawei anunciou, no mercado alemão, uma nova versão do topo de gama de 2019, o P30 Pro. Este foi o último modelo da marca a chegar ao mercado ainda com serviços da Google pré-instalados e este relançamento pode ser uma forma de manter a ligação com a gigante norte-americana. No anúncio ao novo telefone, a Huawei salienta que o modelo suporta “apps de topo como sempre”, usa “Android como sempre” e recebe “atualizações de segurança como sempre”, numa forma de reforçar a ligação com a Google.
Além de ter o Android 10, este novo modelo está disponível numa nova cor (prateado), mas não há grandes alterações face ao que já havia no P30 Pro ‘normal’ (ecrã de 6,47” OLED, quatro câmaras traseiras e serviços Google).
Depois do lançamento do P30 Pro original, as autoridades dos EUA proibiram as empresas norte-americanas de trabalharem com a Huawei, pelo que este modelo tem uma importância significativa. Dados citados pelo The Wall Street Journal mostram que as vendas da Huawei fora da China cairam 35% no primeiro trimestre do ano. A pandemia pode ajudar a explicar parte desta quebra, mas ainda assim é um impacto maior do que o que foi sentido pelas rivais Apple e Samsung.
O novo P30 Pro chega à Alemanha a 1 de junho, com os preços a começarem nos 749 euros. De acordo com a publicação Android Authority, o smartphone deverá ser lançado depois noutros mercados europeus.