A DJI anunciou o lançamento do Mavic Air 2, um drone de 570 gramas que se destaca pelas dimensões reduzidas: 180x97x84 mm quando dobrado; e 183x253x77 mm quando aberto. A autonomia anunciada do tempo de voo é de até 34 minutos com a bateria de 3500 mAh. A tecnologia de transmissão OcuSync 2.0 foi melhorada para permitir um feed de vídeo mais estável a partir do drone a uma distância máxima de 10 km e suporta as frequências de 2,4 GHz e 5,8 GHz com a funcionalidade de auto-switching a mudar entre ambas consoante a força do sinal.
O novo drone incorpora um sensor de câmara Quad Bayer de 1/2”, permite gravar vídeo 4K a 60 fotogramas por segundo (fps) e tirar fotografias com resolução de 12 MP ou 48 MP. A funcionalidade SmartPhoto grava imagens de 12 MP com os algoritmos a escolherem automaticamente uma de três opções de captura: HDR, em que captura sete exposições diferentes da mesma fotografia, juntando-as para disponibilizar uma imagem com maior intervalo dinâmico; Hyperlight, concebido para cenários com pouca luz, tirando várias fotografias e juntando-as para obter uma imagem limpa e com menos ruído do que normalmente ocorrer nestas cenas; Scene Recognition, o drone consegue reconhecer cinco categorias de cenas – pôr do sol, céu azul, terra, neve e árvores – para otimizar automaticamente as definições.
O Mavic Air 2 vem equipado com sensores de obstáculos na frente e na traseira para evitar colisões. Sensores adicionais e luzes auxiliares por baixo apoiam em diferentes funções, incluindo aterragem suave e automática mesmo com luz reduzida, revela o comunicado de imprensa da Comercialfoto, empresa que distribui equipamentos da DJI no mercado nacional. Este Mavic também possui a nova solução de geofencing GEO para ajudar a manter os drones afastados de zonas de elevado risco, como aeroportos.

Destaque-se ainda a presença do Advanced Pilot Assistance System (APAS) 3.0 com mapeamento 3D, que, quando os obstáculos aparecem no caminho do drone, cria um percurso à volta, por baixo ou por cima do objeto para evitar a colisão.
Uma nota final para referir a funcionalidade de Hyperlapse, que permite fazer um timelapse com o drone em movimento e pode ser usada na resolução máxima de 8K, enquanto os pilotos podem escolher quatro modos de voo (Free Movement, Circle, CourseLock e WayPoints). Os utilizadores também podem escolher diferentes manobras de voo pré-programadas conhecidas por QuickShots, que usam o gimbal mecânico de 3 eixos e a estabilização de imagem (Rocket, Circle, Dronie, Helix, Boomerang ou Asteroid).
Em relação a preços, o Mavic Air 2, que inclui uma bateria, controlo remoto e todos cabos necessários, custará €849. A DJI irá também disponibilizar a versão Mavic Air 2 Fly More Combo que inclui todos os itens da versão standard e junta-lhe uma mala de transporte, filtros ND, hub de carregamento e duas baterias adicionais por €1049.
O drone está já em pré-venda até dia 31 de maio. A pandemia da Covid-19 trouxe alguns problemas à logística, mas as primeiras unidades do Mavic Air 2 em Portugal devem chegar a parceiros selecionados a 14 de maio.