A Apple pode lançar em breve um novo modelo de AirPods, mas em vez de voltar a apostar em auriculares sem fios (earpods) a empresa deverá lançar uns auscultadores wireless (headphones). A chegada ao mercado pode acontecer já em março, juntamente com um novo iPhone, e o novo equipamento de som pode custar 399 dólares, cerca de 368 euros ao câmbio atual.
A informação foi avançada pelo youtuber Jon Prosser, que diz ter recebido a informação de alguns funcionários da Target, empresa de retalho norte-americana. Segundo os dados apurados, os auscultadores Apple Airpods, denominados como “Apple AirPods (X Generation)”, começaram a aparecer no sistema de inventário das lojas.
A publicação Apple Insider deu seguimento à informação e confirmou junto de funcionários da loja que o aparecimento na listagem é de facto indicador de um lançamento iminente – entre uma a quatro semanas. Nem sempre os nomes das listagens referem-se ao nome final do produto, mas por norma os valores mostrados já correspondem ao preço de venda do equipamento.
Esta não é a primeira vez que surgem rumores de que a Apple vai lançar uns auscultadores sem fios de marca própria – de recordar que a tecnológica detém a marca de áudio Beats, na qual já conta com auriculares sem fios no portfólio. Ao apostar nuns headphones wireless a Apple aumentaria o portfólio de produtos de som sem fios – atualmente tem os auriculares AirPods e AirPods Pro, sendo que os segundos estão equipados com tecnologia de cancelamento de ruído.
Com uns auscultadores sem fios a Apple lutaria também por um segmento de áudio mais premium no qual não tem representação direta e iria concorrer com equipamentos como os Sony WH-1000XM3, os Bose Noise Cancelling Headphones 700 (EI nº 295) e os Sennheiser Momentum Wireless.
A aposta nos equipamentos de áudio acabou por mostrar-se numa aposta lucrativa para a Apple: de acordo com dados da empresa Strategy Analytics, a tecnológica vendeu 60 milhões de unidades dos Apple AirPods em 2019, conquistando mais de 50% do mercado de auriculares sem fios e mais de 70% dos lucros totais gerados por este segmento.