Quando toda a gente esperava pela apresentação da Nintendo da próxima terça-feira, que vai decorrer na E3 durante a feira de jogos de Los Angeles que começa no mesmo dia, eis que o presidente da empresa japonesa, Satoru Iwata, usou o canal Nintendo Direct para anunciar algumas das características do hardware da Wii U.
Satoru Iwata começou por explicar que a apresentação agendada para terça-feira vai focar-se quase completamente nos jogos que vão chegar à Wii U. Por agora, foram anunciadas algumas características do sistema e do seu controlo. Muitas confirmações do que já se sabia e algumas melhorias feitas aos protótipos apresentados na E3 de 2011.
O comando com ecrã tátil, o WiiPad, ganhou dois sticks analógicos invés de pads circulares ao estilo da Nintendo 3DS. O responsável máximo da Nintendo justifica esta opção dizendo que os painéis táteis são mais adequados a plataformas móveis onde é há mais limitações de tamanho.
Na zona à esquerda do ecrã do GamPad existe uma marca que indica o sensor do sistema Near-Field Communications (NFC). Esta tecnologia vai permitir aos jogadores adicionarem elementos ao jogo a partir de objetos reais equipados com NFC. É possível imaginar uma série de aplicações, como bonecos reais que poderão ser adquiridos e transferidos, via NFC, para o jogo. Ou outros elementos físicos que podem receber e armazenar informações do jogo ou jogador.
O mesmo comando vai poder ser utilizado também para controlar diretamente o televisor, mesmo com a consola desligada (via infravermelhos).
Duas janelas para o jogo
O responsável da Nintendo confirmou a hipótese de, em alguns jogos, o jogador poder continuar a jogar no GamePad sem a televisão. O comando inclui sistema de deteção de movimento e giroscópio para aumentar as opções de controlo.
Mas talvez o comando tradicional, o Wii U Pro Controller, seja a confirmação mais esperada pelo jogadores mais convencionais. Para Iwata, este comando é a confirmação de que a Wii U é, simultaneamente, «uma evolução da Wii e um sistema completamente novo».
O presidente da Nintendo falou ainda sobre o Miiverse, a rede social da Wii U, que permite aos jogadores criarem e gerirem os avatares Mii. O jogadores vão poder usar os avatares para comunicarem via texto ou através do desenho sobre o ecrã tátil do comando.
A Exame Informática vai acompanhar a conferência da Nintendo na E3 e apresentar aqui todas as novidades.