O programa CRANE, de Control of Revolutionary Aircraft with Novel Effectors, da agência DARPA, visa a produção de uma aeronave sem quaisquer partes móveis nas asas e cauda. A organização completou o design preliminar, que resultou numa aeronave capaz de usar o controlo ativo de fluxos (AFC) para gerar forças de controlo no veículo, isto dentro de um túnel de vento usado para os testes.
Nesta segunda fase, que vai agora avançar, a DARPA quer focar-se no design detalhado da aeronave, bem como no desenvolvimento de software e dos controladores, com o objetivo de testar um demonstrador sem as asas e a cauda móveis.
Na terceira fase, a DARPA pretende construir efetivamente um avião de 3,2 toneladas que tire efetivamente partido do AFC, com configuração modular de asas e que possa depois receber a integração de outras tecnologias avançadas, explica o Interesting Engineering.
O gestor de programa Richard Wlezien reiterou que “estamos confiantes sobre completar o design e fazer um voo de teste para demonstrar AFC como consideração primária. (…) Com a secção de asas modular e atuadores AFC modulares, o programa CRANE tem o potencial de viver como unidade de testes mesmo depois de o programa CRANE estar concluído”.
O uso do AFC permite tirar partido de várias oportunidades, como eliminar as superfícies de controlo móveis, reduzir a resistência e o elevado ângulo de ataque, construir asas mais grossas para maior eficiência estrutural e aumentar a capacidade de carga de combustível.