O planeta-‘bebé’ 2M0437b tem apenas muitos milhões de anos de idade o que, à escala astronómica, o classifica como um dos mais jovens de sempre a ser encontrado. O planeta está na Constelação de Touro e foi descoberto por uma equipa da Universidade do Havai, emanando ainda calor proveniente do seu nascimento. A descoberta foi anunciada num artigo no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society e estima-se que o planeta tenha algumas vezes mais massa do que Júpiter.
Os investigadores estão a usar sistemas óticos ajustados que compensam a atmosfera da Terra para fazer as suas observações diretas. O planeta está cerca de cem vezes mais distante da sua estrela do que a Terra está do Sol, o que reduz as probabilidades de interferência nestes trabalhos.
A primeira deteção deste planeta aconteceu em 2018, com o Telescópio Subaru, e os investigadores passaram três anos a recorrer ao Observatório Keck e outros para confirmar que se trata de um planeta e não de qualquer outro objeto.
A equipa pretende usar o novo Telescópio Espacial James Webb para detetar gases atmosféricos e outras luas em formação e obter informação que ajude a perceber melhor como funciona o processo formativo e evolutivo dos planetas.