A NASA quer replicar os desafios de viver em Marte, aqui na Terra. A agência está a construir um habitáculo em 3D onde os exploradores vão passar um ano, simulando estar no planeta ‘vermelho’. “As missões análogas suportam a investigação para desenvolver métodos e tecnologias para evitar e resolver potenciais problemas do futuro das missões espaciais à Lua e a Marte”, lê-se no comunicado da NASA.
Os interessados já podem candidatar-se a passar um ano no habitáculo Mars Dune Alpha, que vai ficar alojado no Centro Espacial Johnson em Houston, Texas. As instalações contam com cabines privadas, estações de trabalho, postos médicos e áreas para cultivo de alimentos, noticia a Cnet. Durante a missão, os exploradores irão enfrentar a escassez de recursos, os atrasos nas comunicações e outros desafios ambientais, com o objetivo de ajudar a preparar melhor as missões futuras.
No que toca a requisitos, a NASA procura cidadãos americanos não fumadores, com idades entre os 30 e os 55 anos e experiência ou formação académica concluída nas áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia ou Matemática). Os candidatos irão receber um salário (ainda não revelado publicamente) e terão de passar com sucesso as provas físicas também.
O processo de candidaturas está aberto até 17 de setembro e a missão deve iniciar-se em finais de 2022.