GamEmotion é um jogo criado pelo estudante de mestrado da FEUP, em parceria com o Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC), que tem como objetivo melhorar as capacidades de regulação emocional. O jogo destina-se a adolescentes e promove a saúde mental, prevenindo possíveis psicopatologias. O objetivo de Pedro França, o aluno finalista do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação, passou por criar um videojogo imersivo e interativo, com uma abordagem primordialmente pedagógica e não de entretenimento.
O jogo recorre a técnicas de gamificação (utilização de técnicas comuns em videojogos para atingir determinado objetivo) que se baseiam na execução de tarefas por parte dos utilizadores e pretende educar e orientar os adolescentes relativamente a seis emoções básicas: felicidade, tristeza, medo, raiva, surpresa e repugnância, incluindo também módulos para a integração dos pais no processo, explica a Universidade do Porto em comunicado.
É através de desafios de ação e de aventura, num cenário 3D, que o jogo usa duas estratégias de regulação de emoções – reavaliação cognitiva e supressão de emoções – mostrando como podem ser utilizadas num contexto de situação real.
“Este período de transição entre a infância e a vida adulta é o ideal para a intervenção e aquisição de boas práticas de regulação de emoções, podendo evitar perturbações mentais futuras como a depressão, ansiedade, dependência e agressividade”, explica o estudante da FEUP sobre o projeto.
Pedro França aproveitou o projeto para combinar o seu interesse e conhecimento em software com a curiosidade pela área da psicologia. O jogo demorou cerca de seis meses a ser criado e poderá vir a ter aplicabilidade em associações e instituições de ensino. Segundo a informação partilhada, o GamEmotion há intenção de tornar o videojogo num produto disponível no mercado.