“Aterrar em Marte é difícil. Apenas cerca de 40% das missões enviadas a Marte – por qualquer agência espacial – foram bem-sucedidas”, avisa a NASA em comunicado. Esta quinta, a sonda Perseverance vai tocar a superfície do planeta vermelho, abrindo caminho para uma nova etapa de exploração. Toda a operação e os momentos que antecedem a aterragem vão ser transmitidos em direto na Internet, a partir das 19h15 em Portugal, na quinta-feira, dia 18.
Alice Gorman, arqueóloga espacial, explica que “o nível de interesse que as pessoas têm sobre Marte é extraordinário”, salientando que há um potencial de Marte poder ter albergado vida microbiana no passado. Outro ponto de interesse passa pela utilização de uma sonda, que tem uma ‘cabeça’ e ‘olhos’ e que vai estar ativa à superfície, o que desperta a curiosidade da população.
“Durante a aterragem, a sonda vai cair na atmosfera marciana, com um escudo de calor primeiro, a cerca de 20000 quilómetros por hora”, explica a NASA, descrevendo o processo como “sete minutos de terror”. Um conjunto de propulsores invertidos vai ajudar a manter a sonda na sua trajetória e, a uma altura de sete quilómetros, será ativado um para-quedas supersónico para assegurar uma descida suave, no mesmo momento que o escudo de calor se separa, noticia a Cnet. O fim do processo vai passar pela utilização de uma espécie de ‘grua’ aérea que vai pousar a sonda com recurso a um conjunto de cabos. A acompanhar a sonda, vai ser lançado o helicóptero Ingenuity mais tarde.
O objetivo da NASA é usar câmaras e microfones para captar todo o processo de entrada, descida e aterragem para partilhar a informação com o público. Veja o trailer animado que a NASA preparou em dezembro, numa versão acelerada de toda esta operação.