A Agência Nacional de Inovação (ANI), entidade que em Portugal tem como responsabilidade o desenvolvimento de apoios à inovação junto das empresas, vai assumir a presidência da Rede Europeia de Agências de Inovação (TAFTIE no acrónimo em inglês), foi anunciado nesta terça-feira.
De acordo com a informação enviada à imprensa, a ANI definiu quatro objetivos para a sua presidência da TAFTIE: promover a cooperação interna; estimular a colaboração internacional, sobretudo com a Comissão Europeia; reafirmar a influência da rede nas políticas de inovação que são seguidas a nível europeu; e definir melhor o papel das agências de inovação nos respetivos países.
A presidência da rede europeia de inovação acontece num momento de transição entre programas-quadro da Comissão Europeia para apoio à investigação e inovação. O novo programa-quadro, o Horizonte Europa, que vai vigorar entre 2021 e 2027, tem previsto um orçamento de 92 mil milhões de euros para apoiar iniciativas de inovação na União Europeia, o maior de sempre para esta área.
A Agência Nacional de Inovação revela ainda que pretende organizar em Portugal quatro eventos que tragam peritos de todo o mundo para debater os incentivos à inovação e ao desenvolvimento de uma estratégia de médio a longo prazo para os membros da TAFTIE.
A TAFTIE é composta por agências de inovação de 28 países europeus e representa ainda quatro parceiros internacionais – Brasil, Canadá, Coreia do Sul e Japão.
“O papel das agências de inovação adquire uma grande relevância no Horizonte Europa porque vão ser criados instrumentos de financiamento combinados entre a Comissão Europeia e as agências regionais e nacionais para alinhar prioridades regionais, nacionais e europeias”, detalha, em comunicado, Eduardo Maldonado, presidente da Agência Nacional de Inovação. “Além disso, estão previstos mecanismos de ‘via verde’ de acesso a instrumentos europeus para projetos certificados pelas agências nacionais. É necessário promover um diálogo próximo entre as agências nacionais e a Comissão Europeia”, acrescentou.