Relacionados

Repórter EI

INESC-TEC do Porto desenvolve detetor de minérios inovador

O Smart LIBS ganhou forma na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e descreve um detetor de minérios portáitl, que funciona debaixo de água e que apresenta resultados na própria hora. O sistema de lasers foca-se num único ponto e recolhe dados que são analisados depois por algoritmos de Inteligência Artificial capazes de auto-aprendizagem.

Repórter EI

Monitorização do gás radão em Portugal

Fomos a Viana do Castelo ver como é feita a monitorização do gás radão, num projeto do Politécnico e pelo Município local. O radão é a segunda maior causa para o cancro do pulmão, segundo a Organização Mundial de Saúde, e vai passar a ser monitorizado em 50 edifícios de Viana, com as sondas a emitir alertas sempre que os limites máximos de radão sejam superados. A lei nacional define que deva ser feita esta monitorização em permanência.

Repórter EI

Conheça os finalistas do Big Impact, uma competição de empreendedorismo

A edição deste ano do Big Impact contou com o apoio da Trust In News, grupo a que pertence a Exame Informática. Fomos conhecer os finalistas que se juntaram em Cascais para apresentar os projetos

Repórter EI

Geradores triboelétricos desenvolvidos no Porto alimentam aparelhos da Internet das Coisas

Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto desenvolveram geradores que podem ser usados em sapatos ou boias de localização. As pequenas unidades de energia vão ser postas à prova para alimentar sensores de tubos de extração de petróleo. Os novos geradores poderão vir a substituir pilhas e baterias de sensores e pequenos dispositivos.