Relacionados

Insólitos

Robô-polícia manda condutor encostar

Um investigador da SRI International desenvolveu um sistema que permite a polícias aproximar-se de veículos que mandaram parar e até disparar espigões para evitar fugas.

Ciência

Os novos melhores amigos dos humanos passaram por Lisboa

Um dia haverá um robô em cada casa. No Instituto de Sistemas e Robótica de Lisboa e na Universidade de Koblenz-Landau já há quem esteja a trabalhar para que esse dia não demore a chegar

Repórter EI

UnexMin: o robô que explora minas

Fomos até Nelas, perto de Viseu, ver um projeto internacional que envolve 12 entidades europeias na criação de um robô que ajuda na exploração de urânio. Com os sensores que tem, o robô vai reconstruindo o ambiente onde foi largado, desenhando um mapa do local. O aparelho não serve para extração de minério, mas é bastante útil para fazer o reconhecimento, essencial para o planeamento de missões futuras. Os Unexmin podem ser usados até 500 metros de profundidade, contam com oito motores e um pêndulo e podem ajudar empresas e entidades que queiram retomar a exploração de minas abandonadas.

Mercados

Amazon troca pessoas por máquinas

A empresa está a apostar nos Carton Wrap, que são capazes de montar entre 600 a 700 caixas por hora, sendo entre quatro a cinco vezes mais rápidas que uma pessoa a executar a mesma tarefa

Hardware

Robô bate a sério em jogador de Realidade Virtual

Um engenheiro de Robótica juntou-se a um conjunto de alunos da Universidade de Portsmouth para criar um robô que bate mesmo nos jogadores de títulos de Realidade Virtual, tornando a experiência... mais imersiva.

Mercados

Interagir com robôs ou conduzir drones no aniversário do Instituto Superior Técnico

O Instituto Superior Técnico celebra 108 anos nesta quinta-feira e, em jeito de comemoração, abre as portas ao público.