Relacionados

Repórter EI

Didimo: criar modelos virtuais de caras a partir de fotos de telemóvel

A Didimo está a criar réplicas virtuais dos rostos de pessoas com base em fotografias tiradas pelo telemóvel. A startup do Porto parte de pontos de referência das imagens captadas e as réplicas são processadas na Internet. Os Didimos conseguem refletir cinco poses e treze expressões faciais de forma dinâmica. A empresa já tem parcerias com a Sony e Amazon e vai apostar agora nos videojogos.

Ciência

Não faça a sua própria comida de gato com base em receitas da Internet

Investigadores da Universidade da Califórnia analisaram mais de cem receitas que ensinam a fazer comida de gato em casa e encontraram lacunas em todas elas, pelo que recomendam que se pare de o fazer.

Ciência

Jeff Bezos mostra sonda Blue Moon e desvenda os planos para a exploração lunar

A Blue Origin de Jeff Bezos está a construir uma sonda para explorar a Lua chamada Blue Moon. A empresa tem uma parceria com a NASA e os primeiros testes podem acontecer já este verão.

Ciência

Vêm aí uma vila na América Latina feita com impressoras 3D

Um projeto de parceria entre um designer, uma empresa tecnológica e uma organização sem fins lucrativos pretende construir 50 casas para famílias pobres numa vila na América Latina este verão.

Repórter EI

UnexMin: o robô que explora minas

Fomos até Nelas, perto de Viseu, ver um projeto internacional que envolve 12 entidades europeias na criação de um robô que ajuda na exploração de urânio. Com os sensores que tem, o robô vai reconstruindo o ambiente onde foi largado, desenhando um mapa do local. O aparelho não serve para extração de minério, mas é bastante útil para fazer o reconhecimento, essencial para o planeamento de missões futuras. Os Unexmin podem ser usados até 500 metros de profundidade, contam com oito motores e um pêndulo e podem ajudar empresas e entidades que queiram retomar a exploração de minas abandonadas.