Relacionados

Ciência

ExoMars: em busca do módulo desaparecido em Marte

A ESA confirma que os propulsores do módulo Schiaparelli foram ativados um pouco antes do tempo e deixaram de funcionar antes do momento previsto para a aterragem. Cientistas da ESA admitem que os dados não animadores quanto ao desfecho do módulo que deveria marcar a estreia da Europa a Marte.

Ciência

Afinal, há ou não vida em Marte?

Sem a intervenção do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, de Lisboa, a missão ExoMars seria bem diferente. No Porto, há uma empresa que toma medidas drásticas contra a contaminação biológica de Marte. Pode não parecer, mas Portugal está em vias de chegar a Marte.

Ciência

Tatuagem temporária deteta nível de álcool no sangue

Este wearable incorpora biossensores não invasivos que analisam o suor para detetar o nível de álcool no sangue de uma pessoa. O objetivo é contribuir para a redução de acidentes rodoviários associados à embriaguez.

Ciência

Hoje, a Europa chega a Marte. Ou talvez não

A Agência Espacial Europeia não pôde confirmar hoje que o módulo Schiaparelli aterrou em Marte. Só a análise dos sinais enviados pela Mars Express poderá revelar o estado em que se encontra este módulo da missão ExoMars. Pelo contrário, o Orbitador de Deteção de Gases já deu sinal de vida.