O t-words foi desenvolvido com o objetivo de ajudar as crianças a superarem dificuldades relacionadas com a literacia. De acordo com um comunicado da Universidade do Minho, a tecnologia distingue-se por combinar vários blocos de gravações com o objetivo de criar várias sonoridades, palavras e frases.
O novo interface, que pode ser usado com ou sem computador, individualmente ou em grupo, e distingue-se ainda por permitir criar «narrativas visuais e sonoras», refere o comunicado da Universidade do Minho.
“Dada a ênfase do ‘t-words’ na exploração sonora, pensamos que poderá incentivar de forma lúdica o desenvolvimento e a sensibilidade fonológica, ajudando as crianças a adquirir aptidões ligadas à literacia”, explica Pedro Branco, coordenador do engageLab e professor do Departamento de Sistemas de Informação.
O projeto foi desenvolvido pelos investigadores Cristina Sylla, Sérgio Gonçalves, Pedro Branco e Clara Coutinho do laboratório engageLab. O t-words contou com a participação do Centro Algoritmi e o Centro de Investigação em Educação e o financiamento de fundos do FEDER (através do Programa Operacional Fatores de Competitividade – COMPETE) e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Os World Technoloy Awards resultam de uma parceria entre a CNN, do NASDAQ e das revistas Time, Fortune e Science. Zynga, Napster, Sony e ECCO Design são alguns dos nomes sonantes que já foram distinguidos por estes prémios.