Depois dos anos de ouro da publicidade baseada na navegação dos internautas, a Google começou a trabalhar no desenvolvimento de sistemas que podem ter em conta a humidade, os sons, a qualidade do ar, ou a luminosidade do local em que se encontra o destinatário. «Os anunciantes poderão especificar quais os anúncios que devem ser apresentados aos utilizadores de acordo com alguns critérios de ordem ambiental»,refere um dos pedidos de patente que a Google acaba de apresentar junto do Gabinete de Patentes dos EUA.
Além das preferências dos utilizadores e aos termos inseridos durante as buscas e a navegação na Net, os futuros sistemas de publicidade poderão ter em conta informação relacionada com as previsões meteorológicas, a posição estimada do utilizador ou ainda os dados que, eventuialmente, sejam fornecidos por sensores que estejam instalados nos telemóveis, tablets e PC.
De acordo com a BBC, a Google solicitou ainda o registo de uma patente que analisa o som envolvente em telefonemas efetuados por um utilizador em resposta a iniciativas publicitárias. Com este novo sistema, os anunciantes que trabalham com a Google ficam em condições de lançar, por exemplo, publicidade relacionada com futebol, caso a análise do som permita captar cânticos de uma claque num estádio.