Já existiam segundos cartões. Mas o NOS Smart Number vai mais longe: é, para todos os efeitos, como se o mesmo cartão estivesse instalado em dois dispositivos diferentes. Neste caso, no smartphone e no smartwatch. Isto significa que, por exemplo, as chamadas recebidas podem ser atendidas tanto no smartphone como no smartwatch. Aparelhos que podem estar distantes. Por exemplo, o utilizador pode deixar o smartphone em casa enquanto vai praticar desporto ou, simplesmente, enquanto vai levar o lixo à reciclagem. Se tiver o relógio no pulso, poderá atendar ou fazer chamadas. É importante referir que as chamadas recebidas vão tocar nos dois aparelhos, mas logo que sejam atendidas no telemóvel ou no relógio, param de tocar do outro aparelho do par.
Apple e Samsung
Por enquanto, o NOS Smart Number só está disponível nos pares smartphone/smartwatch da Apple (iPhone e Watch) e da Samsung (Galaxy e Galaxy Watch). E já testámos estas duas soluções. O processo é simples: seguimos as instruções apresentadas pela NOS, que passam por aceder à configuração da rede móvel para ativar o plano e introduzir o nome de utilizador e password, e em poucos minutos a funcionalidade ficou ativada. Isto, é claro, considerando que os smartwatches já estavam associados aos smartphones. Depois não é necessário fazer mais nada. É mesmo como se o smartphone e o smartwatch estivessem a usar o mesmo cartão.
Além das chamadas telefónicas convencionais, também o plano de dados é partilhado. O que significa que deixa de ser necessário ter um segundo cartão SIM dedicado para o smartwatch para, por exemplo, fazer streaming de música ou usar a navegação.
Este serviço tem um custo €4,49/mês, sendo que os primeiros seis meses são grátis, e está disponível em tarifários NOS pós-pago (com fatura).
Os smartwatches compatíveis com este serviço são os modelos da Apple e da Samsung que integram conetividade móvel através de eSIM: Apple Watch Cellular Series 3 ou superior e Samsung Galaxy Watch 3.