A Netflix está a testar um novo separador principal de recomendações e que vai ser assegurado não por algoritmos, mas sim por humanos. Por agora a funcionalidade só está a ser testada em alguns dispositivos com o sistema operativo iOS, da Apple, e a empresa avisa que esta novidade pode até nunca a chegar a ser lançada em definitivo.
«Estamos sempre à procura de novas formas de ligar os nossos fãs às produções que achamos que vão adorar, por isso estamos a testar uma nova forma de curadoria dos conteúdos Netflix», confirmou a empresa em resposta à publicação TechCrunch.
As primeiras imagens da nova funcionalidade – apelidada de Collections (coleções, em tradução livre) – foram partilhadas no Twitter por um dos utilizadores de teste.
A empresa adiantou também que as recomendações feitas neste novo separador estão a cargo de «especialistas» das equipas criativas da empresa e que organizam os conteúdos em torno de elementos comuns: pode ser por género, pelo estilo da narrativa, pela história ou até pelos perfis das personagens.
A aposta na curadoria humana – quando foram os algoritmos que permitiram alcançar uma base de utilizadores superior a 150 milhões – chega numa altura em que a concorrência à Netflix está prestes a aumentar: os serviços de streaming Apple TV+ e Disney+ vão ficar disponíveis antes do final do ano.