A Ford Motor Company, a Bedrock e a Bosch estão a lançar um projeto de demonstração com veículos de teste conectados Ford Escape que conseguem estacionar-se sozinhos, recorrendo à infraestrutura inteligente da Bosch. Esta é a primeira solução norte-americana que usa uma infraestrutura para condução autónoma em que o estacionamento do veículo acontece dentro de uma garagem.
O projeto decorre no bairro de Corktown, em Detroit, num local que se pretende que seja um novo distrito de inovação em mobilidade da Ford, atraindo a inovação e conduzindo à disrupção, com o objetivo de desenvolver, testar e lançar soluções novas para resolver problemas do transporte urbano.
Os veículos de teste da Ford vão operar autonomamente e estabelecer uma comunicação veículo-infraestrutura (V2I) com a infraestrutura de estacionamento inteligente da Bosch. Os sensores reconhecem e localizam o veículo para orientar a manobra, incluindo a capacidade de ajudar a evitar peões e outros perigos. Ao chegar à garagem, o condutor deixa o veículo numa área designada e usa uma app de smartphone para direcionar o veículo para uma manobra de estacionamento automatizada. Essa mesma app servirá depois para solicitar a devolução do veículo, explica o comunicado de imprensa.

Além do estacionamento automatizado, o projeto tem potencial para fazer o veículo dirigir-se para áreas dentro da garagem para serviços específicos, como carregamento de bateria ou lavagem auto.
“Para a Bosch, o estacionamento com condução autónoma reúne a nossa profunda e transversal experiência no domínio das tecnologias de mobilidade e dos edifícios para oferecer uma solução de infraestrutura inteligente que melhora a vida quotidiana”, afirma Mike Mansuetti, presidente da Bosch na América do Norte. Ken Washington, diretor de tecnologia da Ford, explica que a empresa pretende “veículos cada vez mais autónomos que estão mais conscientes daquilo que acontece em redor, enquanto exigem menos computação a bordo para ajudar a melhorar o design, a embalagem e a acessibilidade”. Heather Wilberger, CIO da Bedrock, salienta que “além de reduzir drasticamente o tempo de estacionamento, vemos esta solução como o primeiro passo para trazer estacionamento automatizado para a nossa cidade, proporcionando o máximo de conveniência aos nossos inquilinos, visitantes, vizinhos e residentes”.