A Sony apresentou um protótipo de carro elétrico durante a conferência de imprensa no Consumer Electronic Show (CES), feira de tecnologia que arranca oficialmente nesta terça-feira em Las Vegas, EUA. O Vision-S, como é apelidado, é, para já, um carro conceptual e a marca japonesa ainda não revelou se o objetivo é torná-lo num veículo de produção.
O que o Sony Vision-S parece ser é uma montra das diferentes tecnológicas com as quais a gigante nipónica pode contribuir para os carros conectados e elétricos. «Este protótipo representa a nossa contribuição para o futuro da mobilidade», disse Kenichiro Yoshida, diretor executivo da Sony, durante a apresentação.
«Os esforços da Sony na área da mobilidade – como alcançar segurança, fiabilidade, conforto e entretenimento – estão a ser posicionados como uma nova iniciativa, chamada “VISION-S”. (…) Este protótipo incorpora as tecnologias de imagem e sensores da Sony, assim como software de bordo regulado que usa a inteligência artificial da Sony, tecnologias cloud e telecomunicações, por forma a atualizar e a evoluir continuamente as funcionalidades», lê-se depois na descrição feita pela empresa em comunicado de imprensa.
Apesar da grande surpresa que provocou ao apresentar um veículo elétrico, na verdade a Sony dedicou pouco tempo a falar do carro, tendo reservado apenas os minutos finais da apresentação ao Vision-S. Não são conhecidos detalhes, por exemplo, como a autonomia, o preço e eventual disponibilidade.
O que se sabe é que está equipado com 33 sensores de imagem – dentro e fora do carro –, tem um ecrã panorâmico integrado no tablier, tem ecrãs para os passageiros no banco de trás, tem áudio de 360º, ligação constante à internet e foi fabricado com componentes de várias empresas, sublinha a publicação The Verge, como são o caso da Bosch, da BlackBerry e da construtora Magna, que terá criado a “base” para o Sony Vision-S.