A Volvo vai lançar em outubro uma versão totalmente elétrica do modelo XC40, que mantém os padrões de segurança do automóvel original. A marca sueca apostou ainda no reforço da estrutura frontal do modelo, devido à ausência de motor de combustão, bem como da parte traseira. Neste modelo, a motorização elétrica foi integrada na estrutura de forma a ser feita uma melhor distribuição de forças de colisão para a cabine.
As baterias do automóvel estão protegidas por uma espécie caixa de segurança de alumínio que impede que estas sejam destruídas no caso de ocorrer um acidente – as baterias estão colocadas na base da viatura de forma a ficarem mais protegidas numa situação de capotamento.
Este é o primeiro modelo da marca sueca que possui um Sistema Avançado de Assistência à Condução (ADAS, na sigla em inglês), cujo software foi desenvolvido pela Zenuity, uma iniciativa que resultou do trabalho conjunto da Volvo Cars e da Veoneer. A ADAS recorre a um conjunto de radares, sensores ultrassónicos e câmaras e pode vir a receber brevemente uma ferramenta que introduza a tecnologia de condução autónoma no veículo.
«Independentemente do tipo de motorização que inclui, um Volvo tem de ser seguro. O XC40 elétrico será um dos automóveis mais seguros que já construímos», diz Malin Ekholm, diretor de segurança da Volvo Cars, em comunicado de imprensa.
A marca anunciou ainda que vai revelar mais detalhes sobre o XC40 elétrico durante as próximas semanas e tem programada a primeira apresentação ao público do modelo para dia 16 de outubro.