A tecnologia vehicle-to-grid do novo carregador desenvolvido pelo Renault Group permite aos veículos restituir parte da eletricidade armazenada nas baterias para otimizar o funcionamento da rede e compensar desta forma a natureza intermitente das energias renováveis. O carregador foi criado em parceria com a CEA, uma instituição importante na investigação deste setor.
As duas organizações anunciaram ter desenvolvido em conjunto uma nova arquitetura eletrónica de conversor de potência diretamente integrado no carregador do veículo. Este conversor é resultado de quase três anos de investigação e é objeto de 11 patentes conjuntas. Além do tamanho mais compacto, a inovação permite reduzir em 30% as perdas de energia, melhorar o tempo de recarga e garantir a durabilidade da bateria, sendo também bidirecional, ou seja, permitindo armazenar energia da rede elétrica.
Os materiais semicondutores de band-gap, como o nitreto de gálio ou o carboneto de silício, permitem reduzir as perdas de energia durante a conversão e diminuem o aquecimento, facilitando depois o arrefecimento do sistema.
A nova arquitetura oferece uma capacidade de carga até aos 22 kW em modo trifásico, sendo compatível com os padrões de compatibilidade eletromagnética (EMC) das redes elétricas e do automóvel.
Os planos da Renault passam por integrar esta inovação nos seus veículos até ao final da década.