Em geral, as compras online têm menor impacto ambiental, já que estão sujeitas a uma logística mais eficiente do que as transações presenciais. No entanto, eventos de grande afluência, como a Black Friday, com grande concentração de embalamento e envio, acabam por ter um grande impacto nas emissões de gases com efeito de estufa, nota-se no relatório The Environmental Impact of E-Commerce.
A marca de joalharia portuguesa, Wonther, quer inverter esta tendência e em vez de descontos durante este fim-de-semana de Black Friday oferece a compensação das emissões associadas ao transporte das compras feitas online.
Nascida já com a bandeira da sustentabilidade – todos os materiais usados têm selo de respeito pelos direitos humanos e ambientais -, a marca garante que todas as encomendas enviadas nestas datas serão carbon neutral. Quer isto dizer que todo o carbono emitido para as fazer chegar a casa do cliente, independentemente da parte do mundo, serão compensadas através de ações como a reflorestação.
Outras formas de não manchar de preto ‘carbono’ esta Black Friday é pensar se quer ou precisa mesmo do que vai comprar; evite as devoluções – o relatório estima que um terço das compras online acaba por ser devolvidas; antes de comprar novo avalie se não consegue o mesmo artigo em segunda-mão.