Em outubro do ano passado, a Nissan anunciou que tinha fixado o preço das baterias de substituição para os carros elétricos da marca em €7000, valor a que deve ser adicionado o custo de instalação e o IVA. O que deveria resultar num total em redor dos €9000. Um anúncio que aconteceu após um utilizador de um Nissan LEAF ter partilhado nas redes sociais e, posteriormente, na comunicação social um orçamento que apontavam para um custo total de cerca de €30.000 para a substituição da bateria de 30 kWh de capacidade de um Nissan LEAF.
Mais recentemente, alguns utilizadores partilharam novos orçamentos acima dos €20.000, o que criou a dúvida se a Nissan tinha voltado a aumentar o custo de substituição das baterias. Algo que foi desmentido pelo próprio diretor-geral da Nissan em Portugal, Antonio Melica, em declarações à Exame Informática.
No entanto, continuaram a surgir relatos de orçamentos muito acima do anunciado pela Nissan, o que nos levou, uma vez mais, a pedir esclarecimentos à marca japonesa., que respondeu via comunicado que inclui a seguinte informação:
“Face a recentes notícias surgidas nas redes sociais e meios de comunicação nacional, a Nissan esclarece que:
– Na eventualidade rara de necessidade real de substituição da bateria fora da garantia, a Nissan mantém o apoio ao preço das suas baterias;
– Caso exista a necessidade extraordinária de substituição integral da bateria fora da garantia, o preço é de 7.000 euros + custos de instalação (+ IVA), qualquer que seja a bateria;
– Até hoje em Portugal não existe nenhum caso de troca de bateria num VE Nissan em que o cliente tenha pago mais do que 7.000 euros + custos de instalação (+ IVA);
– As baterias são constituídas por 48 módulos que podem ser substituídos unitariamente, evitando assim a substituição integral da bateria, sendo a Nissan a única marca em Portugal a possuir centros próprios de reparação de baterias.”
No mesmo comunicado, a Nissan volta a repetir que “não é expectável que, numa utilização normal, tenham necessidade de substituir as baterias durante a vida útil dos seus LEAF e e-NV200”.
De acordo com informações recolhidas pela Exame Informática a diferença de valores entre o anunciado pela Nissan e os orçamentos que têm sido partilhados pelos utilizadores é consequência de os concessionários da marca estarem a apresentar o preço da bateria sem adicionarem a promoção, ou seja incluírem o valor de subsídio da marca. Isto porque a bateria, quando vendida fora do processo de substituição num carro, tem, de facto, o tal custo acima dos €20.000.