O ATTOL (de Autonomous Taxi, Take-Off and Landing) da Airbus é um projeto lançado em 2018 e que visa ser uma demonstração de tecnologias de voos da fabricante. O objetivo é compreender o impacto da automatização e autonomia dos aviões e atingiu-se um marco histórico em dezembro com as primeiras descolagens conseguidas de forma totalmente automática. A autonomia por si só não é uma meta para a Airbus, que vê esta característica como uma forma de explorar tecnologias em conjunto com outras inovações em áreas como materiais, eletrificação e conectividade, explica o comunicado de imprensa.
O avião de testes da Airbus Family esteve em manobras a partir do aeroporto Toulouse-Balagnac em dezembro e levava a bordo uma equipa de dois pilotos e três engenheiros. Durante os testes, ao longo de quatro horas e meia, foram conseguidas oito descolagens automáticas.
Para que as tecnologias de automatização possam ser usadas para melhorar voos e performance geral, os pilotos terão que continuar no centro de operações, usando as tecnologias autónomas como apoio na operção e focando-se na tomada de decisões estratégicas e na gestão do voo.
O capitão Yann Beaufils, que se sentou aos comandos durante estes testes, explica que «a aeronave comportou-se como seria esperado durante este marco histórico. Enquanto completavamos o alinhamento em pista e esperavamos autorização da torre de controlo, acionamos o piloto automático. Engatamos as mudanças para a descolagem e monitorizamos o que acontecia. Começou a mover-se e acelerar automaticamente, mantendo-se no centro da pista, nas velocidades exatas que tinham sido introduzidas no sistema». Para a descolagem automática ser possível, assentou-se em tecnologia baseada em visão de máquina.