Uma expressão que lemos e ouvimos inúmeras vezes, que entrou no léxico das organizações e da sociedade civil. Liderar pelo exemplo é mais do que uma ambição. Representa a forma de percecionar a nossa essência e a daqueles que nos rodeiam, definindo a forma como atuamos e nos relacionamos.
Na Repsol, não apareceu subitamente. Fomos muitas vezes audazes, vezes suficientes para afirmarmos a proposição com imperatividade. Demonstramos a nossa pertinácia com a transição energética, sendo a primeira empresa do setor a assinar o protocolo de Kyoto, a declarar o desígnio de atingir zero emissões líquidas em 2050, e a emitir as primeiras obrigações verdes.
Mas esta liderança está reservada apenas às empresas, aos cargos de chefia ou direção? Não. Diariamente, com iniciativa, cada um de nós tem a faculdade de exercer esta liderança. Fazê-la através da proatividade, da inovação, da criatividade e da entreajuda. Comportamento gera comportamento: dar e receber, dar confiança aos colegas, receber compromisso e apoio. Dar o melhor sorriso aos clientes, receber fidelidade e reconhecimento. E é precisamente esta atitude individual que reflete o comportamento coletivo.
Este será, continuadamente, o posicionamento que almejamos para a Repsol. Sermos reconhecidos, pelos Clientes, Parceiros e Sociedade, como agentes de melhoria contínua, líderes no progresso e na modernização, sem abnegar os valores que nos caraterizam e nos reconhecem no mercado. Se hoje alguém está num cargo de liderança é porque lhe foi confiada essa missão. Missão essa que deve ser levada com humildade. À medida que vamos subindo os degraus das escadas, devemos cumprimentar, e tratar com respeito, quem encontramos pelo caminho nos diversos pisos, pois estas são as mesmas pessoas que assistirão à nossa descida. Nada é eterno e ninguém é insubstituível.
Falei acima em audácia e melhoria contínua. Um substantivo e uma filosofia que não coadunam com a insídia do status quo. Só falha quem faz. Só é revigorado pela queda quem a reconhece, quem a encara sem subterfúgios, sabendo que se tem de levantar de novo, preparando-se para o próximo desafio, por forma a continuar a percorrer o caminho e acalantar o futuro. O estigma, que ainda existe, da “queda” é a antítese do progresso.
Existe uma miríade de oportunidades. Cabe-nos agarrá-las com afinco e predisposição para a mudança, sem receio de sairmos da nossa zona de conforto, como fez a nossa companhia mais do que uma vez. Cabe-nos deslindar novas formas de comunicação, interação, relacionamento e execução. A atitude e a forma como respondemos a cada situação definirá o nosso futuro, que espero risonho, multienergético e com um único destino, um único propósito, o Cliente.
Ao longo da nossa evolução, temos procurado inovar na tecnologia e na ciência, daí sermos, ao dia de hoje, capazes de, na nossa atividade – diga-se centenária –, sermos precursores na transição energética, com capacidade para diversificar as fontes de energia, sem dogmas, sempre com o imperativo categórico de entregar o melhor produto e serviço. Sabemos qual é a nossa meta, queremos, apenas, que nos deixem definir os itinerários para atingirmos o desígnio que nos propomos.
Voltando à pergunta inicial, afinal o que é mesmo liderar pelo exemplo? Liderar pelo exemplo é, no meu caso em particular, continuar a apanhar do chão os papéis que vejo quando me desloco a uma Estação de Serviço. Liderar pelo exemplo é continuar a atender todos os telefones que tocam, com o desejo de responder a uma necessidade de um Cliente. No fundo, liderar pelo exemplo é estar preparado para a contende, com uma postura de inspiração, alicerçada no grande baluarte e força motriz de qualquer organização: a união da equipa, a comunhão de valores das suas Pessoas.