Opinião

Pelo andar da carruagem

A primeira razão para, perante um obstáculo, resistirmos a adotar uma solução melhor é o chamado ponto-cego. O ponto-cego é aquilo que não vemos agora, mas que a posteriori parece evidente. Já alguma vez fez a pergunta “como é que não me lembrei disto antes"?

Pedro Amendoeira
Opinião

Quando o local de trabalho é tão diverso e inclusivo como o mundo deveria ser

Se na IKEA já alcançámos a igualdade de género nas posições de liderança, sabemos que ainda existe longo um caminho a percorrer para que todos, independente do género, etnia, raça ou nacionalidade, tenham acesso às mesmas oportunidades e recursos para uma vida melhor.

Cláudia Domingues
Opinião

Analfabetos digitais? Ainda há muitos!

Analfabeto de ontem era o iletrado, não conhecedor do alfabeto, o de hoje, é aquele que não saber usar corretamente as inovações tecnológicas em seu redor.

Pedro Lourenço
Opinião

Três pilares de intervenção para um melhor futuro de Portugal

Esta profunda crise gerada pelo Covid-19 passará, com maior ou menor turbulência. Mas por muitas alterações estruturais que o Mundo tenha sofrido durante esta pandemia (que certamente incorporaremos no nosso dia a dia), com inevitáveis cicatrizes, são estes os temas prioritários a trabalhar para encarar o futuro do País com maior confiança.

Eduardo Ramos
Opinião

O paradoxo da poupança em tempo de pandemia

Sem poupança, não há investimento no futuro, e sem investimento não há crescimento económico.

Pedro Lourenço
Opinião

A banca comercial e o futuro da relação com os clientes

Ao longo dos últimos anos, em paralelo com o encerramento de agências, a Banca procura um novo modelo para estes espaços, adaptado ao contexto em que vivemos, tendo para isso desenvolvido as denominadas Agências do Futuro.

Bruno Saraiva
Opinião

Uma liderança ágil e focada é essencial no mundo TUNA

Os tempos que vivemos exigem, mais do que nunca, líderes em equilíbrio e alinhamento entre o seu propósito e os objetivos corporativos que precisam de alcançar.

Felipa Xara-Brasil Joana Proença de Carvalho João Perre Viana Nuno Santos Fernandes
Opinião

As lojas acabaram… tal como as conhecemos.

Como bom otimista que sou, forço-me a ver o copo meio cheio. Esta aceleração trouxe uma oportunidade gigantesca, para compradores e empresas, de descobrir um mundo novo, sem fronteiras no que toca ao sítio onde posso comprar (ou vender) as coisas que quero, fazê-lo às horas que quero, pagando como bem entender.

Gaspar d’Orey
Opinião

O primeiro passo é acreditar em Portugal

Ouço com frequência dizer que estamos a perder o que nos caracteriza. Mas o povo português continua a ser acolhedor, tolerante e adapta-se com enorme facilidade a diferentes circunstâncias. Estas características são virtudes especificamente nossas, são parte da nossa identidade. E os estrangeiros sentem-no.

Alexandra Cesário
Opinião

A hotelaria 2020 – Uma perspetiva global

Na China, onde tudo começou, é curioso perceber que em Wuhan, muitos hotéis reportam taxas de ocupação perto dos 100%, já utilizando a sua capacidade máxima, e com preços médios semelhantes ao período homólogo

Patrícia Correia
Transformação negócio PME
Opinião

Um tempo de desafios para vencer em conjunto

A pandemia veio colocar novas dificuldades às empresas portuguesas, mas estas já deram muitas provas das suas resistência e capacidade de adaptação

José Luís Vega
Opinião

Uma clara aposta na valorização da indústria

Com a valorização da Indústria conseguiremos inovar mais, incorporar maior valor acrescentado nos bens que produzimos, melhorar a produtividade e competitividade, criar mais riqueza e emprego, melhorar o saldo externo e as contas públicas e ainda reforçar a coesão territorial.

Luís Miguel Ribeiro
Opinião

Construção e Imobiliário: imprescindível motor da retoma da economia nacional

A generalidade dos países europeus prepara respostas relevantes em domínios como a habitação, incluindo-se aqui questões como a eficiência energética, a mobilidade, as infraestruturas da saúde e da educação, ou a energia e o ambiente. Portugal não pode ficar à margem desta estratégia

Manuel Reis Campos
Opinião

Retomar o crescimento

O nosso foco para vencer o desafio da competitividade só pode ser um: subir na cadeia de valor e afirmarmo-nos em atividades de maior valor acrescentado, seja em componentes físicas de transformação do produto, seja em domínio de produção imaterial.

João Vieira Lopes
Turismo em Portugal ultrapassa os 66 milhões de dormidas em 2018, batendo recorde
Opinião

O melhor destino do mundo nunca desiste

Luís Araújo
Opinião

A hotelaria em tempos de Covid-19

É vital e de extrema importância colocarmo-nos no lugar do novo turista e perceber na sua perspetiva, onde estão as forças e as fraquezas de cada operação, contornando umas e enaltecendo outras

Patrícia Correia
Agricultura
Opinião

Agricultura com futuro

Eduardo Oliveira e Sousa
Agricultura
Opinião

Podem animais e plantas ser invenções patenteadas?

É comum na prática de empresas do sector agroquímico, tais como a antiga Monsanto (atualmente Bayer) ou a Syngenta, obter patentes para plantas, sementes e frutos geneticamente modificados para apresentar determinadas vantagens

Raquel Antunes Joana Eugénio
Opinião

Desafios para a gestão do novo normal

Sobreviver a uma crise com uma boa liderança não é apenas apoiar os resultados ou minimizar o impacto económico nos negócios

João Moreira
Opinião

O novo rumo do e-commerce

Também, agora, o novo “cisne negro” poderá provocar uma mudança irreversível no comportamento de compras global. Transformando a crise em oportunidade, esperamos que tenha impacto na construção do mercado digital e na forma de conduzir negócios em Portugal, de uma forma positiva.

Miguel Serrão
Opinião

Saúde, Invenções e Patentes

É em tempos de incerteza que poderemos olhar para o sistema de patentes como uma peça importante na engrenagem do desenvolvimento, representando uma via credível de disseminação e partilha de conhecimento.

Tiago Andrade