Opinião
Pelo andar da carruagem
A primeira razão para, perante um obstáculo, resistirmos a adotar uma solução melhor é o chamado ponto-cego. O ponto-cego é aquilo que não vemos agora, mas que a posteriori parece evidente. Já alguma vez fez a pergunta “como é que não me lembrei disto antes"?

Quando o local de trabalho é tão diverso e inclusivo como o mundo deveria ser
Se na IKEA já alcançámos a igualdade de género nas posições de liderança, sabemos que ainda existe longo um caminho a percorrer para que todos, independente do género, etnia, raça ou nacionalidade, tenham acesso às mesmas oportunidades e recursos para uma vida melhor.

Analfabetos digitais? Ainda há muitos!
Analfabeto de ontem era o iletrado, não conhecedor do alfabeto, o de hoje, é aquele que não saber usar corretamente as inovações tecnológicas em seu redor.

Três pilares de intervenção para um melhor futuro de Portugal
Esta profunda crise gerada pelo Covid-19 passará, com maior ou menor turbulência. Mas por muitas alterações estruturais que o Mundo tenha sofrido durante esta pandemia (que certamente incorporaremos no nosso dia a dia), com inevitáveis cicatrizes, são estes os temas prioritários a trabalhar para encarar o futuro do País com maior confiança.

O paradoxo da poupança em tempo de pandemia
Sem poupança, não há investimento no futuro, e sem investimento não há crescimento económico.

A banca comercial e o futuro da relação com os clientes
Ao longo dos últimos anos, em paralelo com o encerramento de agências, a Banca procura um novo modelo para estes espaços, adaptado ao contexto em que vivemos, tendo para isso desenvolvido as denominadas Agências do Futuro.

Uma liderança ágil e focada é essencial no mundo TUNA
Os tempos que vivemos exigem, mais do que nunca, líderes em equilíbrio e alinhamento entre o seu propósito e os objetivos corporativos que precisam de alcançar.




As lojas acabaram… tal como as conhecemos.
Como bom otimista que sou, forço-me a ver o copo meio cheio. Esta aceleração trouxe uma oportunidade gigantesca, para compradores e empresas, de descobrir um mundo novo, sem fronteiras no que toca ao sítio onde posso comprar (ou vender) as coisas que quero, fazê-lo às horas que quero, pagando como bem entender.

O primeiro passo é acreditar em Portugal
Ouço com frequência dizer que estamos a perder o que nos caracteriza. Mas o povo português continua a ser acolhedor, tolerante e adapta-se com enorme facilidade a diferentes circunstâncias. Estas características são virtudes especificamente nossas, são parte da nossa identidade. E os estrangeiros sentem-no.

A hotelaria 2020 – Uma perspetiva global
Na China, onde tudo começou, é curioso perceber que em Wuhan, muitos hotéis reportam taxas de ocupação perto dos 100%, já utilizando a sua capacidade máxima, e com preços médios semelhantes ao período homólogo

Um tempo de desafios para vencer em conjunto
A pandemia veio colocar novas dificuldades às empresas portuguesas, mas estas já deram muitas provas das suas resistência e capacidade de adaptação

Uma clara aposta na valorização da indústria
Com a valorização da Indústria conseguiremos inovar mais, incorporar maior valor acrescentado nos bens que produzimos, melhorar a produtividade e competitividade, criar mais riqueza e emprego, melhorar o saldo externo e as contas públicas e ainda reforçar a coesão territorial.

Construção e Imobiliário: imprescindível motor da retoma da economia nacional
A generalidade dos países europeus prepara respostas relevantes em domínios como a habitação, incluindo-se aqui questões como a eficiência energética, a mobilidade, as infraestruturas da saúde e da educação, ou a energia e o ambiente. Portugal não pode ficar à margem desta estratégia

Retomar o crescimento
O nosso foco para vencer o desafio da competitividade só pode ser um: subir na cadeia de valor e afirmarmo-nos em atividades de maior valor acrescentado, seja em componentes físicas de transformação do produto, seja em domínio de produção imaterial.

A hotelaria em tempos de Covid-19
É vital e de extrema importância colocarmo-nos no lugar do novo turista e perceber na sua perspetiva, onde estão as forças e as fraquezas de cada operação, contornando umas e enaltecendo outras

Podem animais e plantas ser invenções patenteadas?
É comum na prática de empresas do sector agroquímico, tais como a antiga Monsanto (atualmente Bayer) ou a Syngenta, obter patentes para plantas, sementes e frutos geneticamente modificados para apresentar determinadas vantagens
Raquel Antunes Joana EugénioDesafios para a gestão do novo normal
Sobreviver a uma crise com uma boa liderança não é apenas apoiar os resultados ou minimizar o impacto económico nos negócios

O novo rumo do e-commerce
Também, agora, o novo “cisne negro” poderá provocar uma mudança irreversível no comportamento de compras global. Transformando a crise em oportunidade, esperamos que tenha impacto na construção do mercado digital e na forma de conduzir negócios em Portugal, de uma forma positiva.

Saúde, Invenções e Patentes
É em tempos de incerteza que poderemos olhar para o sistema de patentes como uma peça importante na engrenagem do desenvolvimento, representando uma via credível de disseminação e partilha de conhecimento.
