pessoas trabalho
Opinião

Felicidade corporativa: ilusão ou as pessoas vêm mesmo primeiro?

Independentemente do que nos move, o que importa é a visão: aumentar os níveis de felicidade e bem-estar das pessoas. O resto...é apenas barulho e distração.

Tânia Santos
Exame

Os eleitores evoluíram. Os políticos, não!

Em primeira análise, uma campanha política, seja autárquica ou de outra circunstância qualquer, tem como principal objetivo alcançar o melhor rácio de conversão de eleitores possível. Ora, em nada se demarca do objetivo mais básico que uma campanha de marketing pode ter. Vender, vender, vender!

Pedro Lourenço
Opinião

Respeitar os direitos humanos não é uma questão moral ou de moda: é sobrevivência

Para as empresas em Portugal, as violações de direitos humanos só não existem para quem ainda não as procura com diligência

Carolina Almeida Cruz Francisca Sassetti
Saiba como vão ser os carros do futuro 1
Opinião

Mobilidade sustentável é a chave para o sucesso empresarial

Estamos no ponto de inflexão perfeito entre a procura do consumidor e a consciência corporativa para a adoção de veículos elétricos

Tomas Edwards
Opinião

Um modelo de negócio centrado no cliente? Não é novidade, mas é o futuro

Como sempre, importa que as empresas se diferenciem e acrescentem valor aos consumidores, sendo que este valor deve ir além da qualidade ou preços dos produtos/serviços que disponibilizam. Contudo, um modelo de negócio centrado no cliente é fundamental para que isto seja possível.

Gonçalo Soares da Costa
Opinião

Num mundo de consumo tão digital, o que é ter um cliente feliz?

A era digital veio empoderar o cliente, contudo, também veio facilitar o trabalho de divulgação da boa reputação que as marcas conseguem obter junto dos seus clientes, fruto do trabalho de excelência das equipas de Customer Success.

Sónia Lage Lourenço
Opinião

Segurança digital: Adeus às tradicionais passwords. Olá à identificação biométrica

Os bancos e as empresas têm de fazer uma conversão célere dos seus sistemas de autenticação, para garantir que sou eu (e não outra pessoa) quem está a fazer uma determinada operação através de um smartphone ou de um computador.

Sebastião Lancastre
Opinião

As renováveis importam (e muito) na retoma económica

Temos os cidadãos que dizem com orgulho que confiam nas energias renováveis, mas a verdade é que pouco sabem sobre elas. Afinal, como e quem é que tem acesso às energias renováveis? Duvido que o consigam explicar à sua família e amigos. É preciso informar.

João Amaral
Opinião

Preços apetecíveis nos marketplaces internacionais são sinónimo de “dor de cabeça”

Com baixos níveis de literacia digital, a maioria dos consumidores portugueses arrisca a compra em marketplaces, sem conhecerem o conceito que está por detrás destas plataformas, que as desresponsabiliza em matéria de direitos de consumo, nomeadamente as garantias, as condições de troca e devolução

Pedro Lourenço
Opinião

Com os parceiros certos, o mercado é global

O processo de identificação e seleção dos potenciais parceiros é de capital importância, sendo a procura do alinhamento entre as duas organizações o ponto fulcral

Paulo Nunes
Opinião

Salve-se quem puder... no digital!

As formas de burla e fraude online são tão diversificadas, que dificulta a sua enumeração em lista, para poder servir como um guia de problemas a evitar. O perigo tanto pode espreitar na forma de venda pelo canal utilizado, como pelo produto, até à forma de pagamento

Pedro Lourenço
Opinião

Fundo Social Europeu: em casa sem pão...

O debate do Fundo Social Europeu denuncia um paradoxo fundamental do chamado Pilar dos direitos sociais.

José Gusmão
Opinião

A ascensão das licenças para emissão de carbono

O aumento dos preços dos créditos vai forçar os grandes poluentes a adotarem processos mais sustentáveis, sob pena de sofrerem um subida dos custos de produção e a subsequente perda de competitividade face a outros que não negligenciarem o processo.

Ricardo Evangelista
Opinião

Liderar pelo exemplo

À medida que vamos subindo os degraus das escadas, devemos cumprimentar, e tratar com respeito, quem encontramos pelo caminho nos diversos pisos, pois estas são as mesmas pessoas que assistirão à nossa descida. Nada é eterno e ninguém é insubstituível

Armando Oliveira
Opinião

Como fazer negócios em 2021? O que 2020 nos ensinou

De repente, as organizações depararam-se com equipas comerciais confinadas e sem poder fazer visitas aos seus clientes. Os eventos corporativos desapareceram, as feiras, os almoços executivos, entre tantas outras mudanças

Ricardo Rocha
Opinião

Dos fracos não reza a história - as oportunidades perdidas do empresário nacional

As empresas, ou se transformam rapidamente e estão conscientes que não há retorno aos velhos hábitos, ou não sobreviverão.

Luís Gonçalves
Opinião

A importante digitalização dos profissionais de saúde

Os profissionais de saúde vêm-se em risco de cair na “lacuna da transformação”, segundo um estudo da Stanford Medicine

Filipa Alves
Opinião

O dia seguinte

Os desequilíbrios acentuaram-se e só as empresas que se conseguiram adaptar e proteger os seus Colaboradores e o seu negócio, mantiveram ou até aumentaram a sua produtividade, conseguindo corresponder às novas necessidades e expectativas dos seus clientes

Carla Gama
Opinião

O Amor como Critério de Gestão

O mundo dos negócios continua a ser visto por muitos como um campo de batalha, onde a ação é movida exclusivamente por números, sem contemplações, sem hesitações e sem desculpas. Um mundo onde não cabem afetos, onde o amor é um corpo estranho e um obstáculo à conquista de lucro e crescimento.

Sara do Ó
Opinião

A Inteligência Artificial mudou o mundo e a profissão de tradutor não ficou para trás

Tal como os seres humanos, as máquinas dependem da aprendizagem e da melhoria contínua, por isso, as correções humanas são contribuições importantes para o seu aperfeiçoamento, num ciclo de evolução mútua.

Camila Pohlmann
Novo Banco
Opinião

Do Novo Banco à Bazuca: a verdade às pinguinhas

O Estado continua a tratar os cidadãos como tolos ou crianças, de quem a informação deve ser ocultada para não causar perturbação

Tiago Freire Tiago Freire