Macro
Portugal financia-se pela primeira vez com juros negativos a dez anos
O Tesouro emitiu 500 milhões de euros em dívida a 10 anos com uma taxa de -0,012%. Na prática, os investidores aceitam perder dinheiro para poderem investir em dívida portuguesa. Os baixos custos de financiamento são um dos aliados de peso do Estado para responder à crise pandémica
Rui BarrosoDa ascensão do renminbi ao Plano Marshall verde. Os temas que vão marcar o ano na economia e nas bolsas
Após a recessão violenta de 2020, os especialistas esperam uma recuperação da economia este ano. Quais os assuntos e as apostas que poderão marcar os próximos meses?
Rui BarrosoDinheiro em investimentos sustentáveis bate recordes. Mas nem tudo o que vem à rede é verde
O investimento sustentável tem crescido nos últimos anos e poderá vir a tornar-se a regra, impulsionado pela direção dos programas de recuperação na Europa. Mas é preciso garantir que não se está a vender castanho por verde e que as empresas não usem o rótulo da sustentabilidade apenas como golpe de marketing
Rui Barroso“Estou convencido de que o euro não durará. Mas pode durar muito mais tempo do que imaginamos”
Em entrevista à EXAME, o economista alemão Daniel Stelter, autor do livro "Coronomics - Um novo começo a partir da crise", diz que só será possível manter o euro vivo se a União Europeia assumir muito mais dívida e o Banco Central Europeu continuar a ser um credor de último recurso para todos os governos
Paulo Zacarias Gomes“A recuperação económica de Portugal só pode ser feita com base na descarbonização”
O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) diz que a gestão integrada do setor está a mudar a cultura de atuação, que está concentrada na autonomia técnica da análise dos projetos em vez da sua recusa terminante.
Paulo Zacarias Gomes Marcos Borga“Há empenho e vontade política” nas medidas para dinamizar o mercado de capitais
A presidente da Euronext Lisboa, Isabel Ucha, revelou na “Portugal em Exame” que o grupo de trabalho criado após as recomendações da OCDE para o mercado de capitais nacional está a trabalhar ativamente e que durante a pandemia chegaram novos investidores à bolsa nacional.
Rui BarrosoSusana Peralta: “Há conservadorismo neste Governo de chegar à economia com apoios que deem espaço para respirar”
No quarto painel da Portugal em EXAME, que analisou "Os caminhos da recuperação", a economista Susana Peralta defendeu apoios mais diretos e rápidos para combater a crise e a necessidade de deixar cair algumas empresas "zombie" para que a economia possa reinventar-se no pós-pandemia.
Paulo Zacarias GomesElisa Ferreira: “Europa só tem um plano A e ele tem de funcionar”
A comissária europeia Elisa Ferreira está otimista no relançamento da economia europeia e acredita que esta é uma oportunidade para a Europa se reencontrar com os seus valores.
Margarida Vaqueiro LopesA interminável sombra das agências de rating
O Grande Confinamento secou receitas e fez disparar despesas. O choque iniciou uma onda de cortes de rating. As autoridades estão atentas aos riscos para a estabilidade financeira e os bancos centrais tentam flexibilizar as regras que os forçam a seguir as notações dadas por estas entidades
Rui BarrosoIncerteza, moratórias e menos consumo. O que explica o recorde nos depósitos bancários?
Valor dos depósitos bancários atingiu um máximo histórico em junho. Só desde final de fevereiro entraram quase sete mil milhões de euros nestas aplicações
Rui BarrosoCenteno toma posse segunda-feira como governador do Banco de Portugal
Menos de um mês depois de se ter demitido de ministro das Finanças, Mário Centeno assume a liderança do Banco de Portugal no início da próxima semana.
Paulo Zacarias GomesAssista aqui: Exame lança prémio de inovação em prevenção em evento para discutir a economia
É já na próxima terça-feira, dia 14 de julho, pelas 17 horas que a Exame junta especialistas para discutir os desafios relacionados com o atual estado da economia. O evento digital ocorre no Facebook da Exame e vai ser cenário para o lançamento oficial do prémio “Inovação em prevenção”, uma parceria da Exame com a Ageas Seguros.
Mais 100 mil desempregados. Hotelaria, restauração e transportes lideram aumentos
Em maio, mês do início do desconfinamento, o número de desempregados cresceu 34% face ao mesmo período do ano passado. No Algarve o número de pessoas sem emprego triplicou. Apenas uma atividade registou uma descida do desemprego
Limite ao endividamento do Estado duplica. Governo conta com apoio da UE e bons ventos dos mercados
No último orçamento de Centeno (e o primeiro suplementar), a receita do Estado deverá ter uma quebra de 4,4 mil milhões de euros e o Governo prevê um aumento da despesa de 4,3 mil milhões de euros.
Rui BarrosoExpansão económica mais longa dos EUA chegou ao fim em fevereiro
O comité que classifica os ciclos económicos nos EUA decretou que o país entrou em recessão em fevereiro
Rui BarrosoEmprego nos EUA surpreende e já se começa a avistar a luz ao fundo do túnel
A maior economia do mundo voltou a criar emprego em maio, o que deixou os economistas estupefactos
Rui BarrosoAs bolsas e a economia real vivem em realidades paralelas?
Apesar da pandemia, as bolsas mundiais recuperam mais de 30% desde março. Vai tudo correr bem na economia ou os investidores estão cada vez mais desligados da realidade?
Rui BarrosoAs pistas que vêm da China sobre o desconfinamento da economia
O gigante asiático começou a reabrir a atividade a 24 de março. Mas as famílias e as empresas estão ainda bastante cautelosas nos gastos.
Rui Barroso"A essência de uma empresa é igual há 100 anos. Mudou o embrulho"
Em entrevista à EXAME, Francisco Alcaide Hernández, autor de obras de desenvolvimento pessoal, diz que nem todos estão prontos para os sacrifícios que implica chegar mais longe: “Muitos quererão ser como a Cristina [Ferreira]. Mas muitos dos que dizem querer coisas verdadeiramente não as querem, porque não sabem o que há por detrás, não estão dispostos a pagar o preço”
Paulo Zacarias GomesSó por uma semana, podemos voltar a ser otimistas com a UE?
Nos primeiros meses da crise pandémica, a União Europeia foi criticada pela sua falta de solidariedade e de capacidade política para encontrar uma resposta comum. Quase três meses e muitos biliões depois, com uma provável mutualização de dívida no horizonte, será altura de, mesmo desconfiados, reconhecermos que a UE tem estado à altura do desafio?
Nuno AguiarEXAME de junho: Fazer restart a uma economia que travou a fundo
Destaques da nova edição da EXAME, que já está nas bancas.
Paulo Zacarias Gomes