O bom descanso é o princípio de um dia em cheio, e no mundo dos negócios, esta máxima também se aplica. É o caso da Emma – The Sleep Company, fundada em 2013 pelo Dr. Dennis Schmoltzi e Manuel Mueller, em Frankfurt, Alemanha, e que em oito anos, construiu um percurso sólido, alicerçado na inovação e na missão de tornar o bom sono acessível a todos. Hoje a Emma é líder mundial de sono em venda direta ao consumidor. Os resultados da empresa em 2021 não deixam margem para dúvidas: com um crescimento do volume de negócios anual de 59%, a empresa faturou 645 milhões de euros em 2021, em comparação com os 405 milhões registados em 2020.
Este “despertar” permitiu que a Emma superasse pela primeira vez os seus concorrentes no competitivo mercado dos EUA. Com os lucros em ascensão pelo quarto ano consecutivo, a expansão dos negócios da empresa nos mercados em crescimento da Ásia e da América do Sul foi decisiva para que Emma se tornasse marca de sono líder mundial.
Sobre esta conquista, Dennis Schmoltzi, cofundador e CEO da Emma – The Sleep Company, afirma: “Estamos orgulhosos de ter fechado mais um ano com um alto crescimento na casa dos dois dígitos, superando os nossos concorrentes internacionais. Tornar-se a marca de sono D2C líder mundial envolve mais do que apenas aumentar receitas: temos melhorado o sono e a vida das pessoas em todo o mundo e continuaremos a fazê-lo. O nosso objetivo é tornar um bom sono acessível a todos”.
Vocação internacional
Com mais 4,000,000 colchões vendidos em todo o mundo, e mais de 75 distinções internacionais, a Emma é a marca de descanso mais premiada em Portugal, tendo sido distinguida pelo quarto ano consecutivo pela DECO PROTESTE com o selo “Melhor do Teste”.
Mas a sua vocação é claramente internacional. A partir de 2019, a Emma expandiu a sua presença a nível global, e atualmente está ativa em mais de 30 países, contando com mais de 850 colaboradores (os Emmies) em todo o mundo, e operações a partir dos escritórios da empresa em Manila (Filipinas), Lisboa (Portugal), Cidade do México (México) e Xangai (China).
A base do sucesso é uma ideia simples: oferecer um modelo de colchão único e inovador que tenha um impacte verdadeiramente positivo na vida das pessoas. Esta visão implica uma mudança de foco, disruptiva: uma marca de sono que não se foca apenas na noite, mas também no dia. Esta transformação está hoje espelhada na nova identidade visual da marca, que mantém as cores laranja e azul, mas com uma vivacidade renovada que aponta para a complementaridade entre a noite e o dia, e no claim “Desperta o teu melhor”.
Um bom sono, para as pessoas e o planeta
Depois de definir como prioridade para 2021 o aumento de market share nos seus mercados ativos – missão cumprida, já que o reconhecimento da marca em alguns países atinge os 62% – a estratégia para 2022 promete criar a “revolução do sono sustentável”. “A nossa ambição é despertar todo o potencial das pessoas e ajudá-las a tornarem-se a melhor versão de si mesmas. Seguindo a nossa abordagem de negócios centrada no cliente, continuaremos a promover as nossas competências em I&D internamente”, disse Manuel Mueller, cofundador e CEO da Emma.
O ano de 2022 começou da melhor forma, com a abertura da primeira loja flagship da marca no em Xangai, na China. Com efeito, o omnicanal (incluindo D2C/online, marketplaces e mais de 3.500 lojas físicas) continuará a ser uma das principais prioridades em 2022 já que a empresa pretende fortalecer as equipas de retalho e marketplaces para uma abordagem holística. O escritório recém-inaugurado na Cidade do México será a âncora da Emma para impulsionar a expansão em dois mercados-chave: a América Latina e nos EUA.
Para além do foco na inovação, que desde o início tem definido a marca, a sustentabilidade é outra das ideias-mestre da estratégia. A empresa está atualmente a criar uma equipa de sustentabilidade focada em criar um bom sono na verdadeira aceção da palavra: para as pessoas e para o planeta. “Investiremos numa estratégia de sustentabilidade – não apenas ao nível de produtos, mas como empresa. Como este continua a ser um dos principais desafios na nossa indústria, temos a ambição de ser precursores neste campo, bem como inaugurar a próxima revolução na indústria do sono”, acrescentou Mueller.
EMMA em números
Receita líquida em 2021 (em milhões de euros)
645
Crescimento anual da receita líquida
+240 milhões
Colchões vendidos
4,000,000
Países
30+
Colaboradores em todo o mundo
850+
Nacionalidades
66
Línguas
75