As incertezas irão obrigar políticos e gestores a uma espécie de navegação à vista de forma a ajustar as suas decisões ao ritmo das novas mudanças. O mundo poderá assistir ao fim da chamada “Grande Moderação”, marcada por várias décadas de estabilidade no crescimento económico e de estabilidade dos preços, e entrar na “Era da Turbulência”, com um enorme impacto para o dia-a-dia das famílias e das empresas.
Integrado neste artigo de capa, convidámos o Governador o Banco de Portugal, Mário Centeno, a escrever um artigo de opinião, no qual considera que o País está “coletivamente mais preparado para enfrentar este momento, do que estava em crises anteriores”. No seu entender, a resposta aos atuais problemas deve “centrar-se no combate à inflação e na redução do endividamento, nomeadamente o público”.
Neste número pode ainda ler uma entrevista com Andres Ortolá, o primeiro estrangeiro a liderar a Microsoft Portugal, que define o combate à iliteracia digital dos pequenos e médios empresários portugueses como um dos maiores desafios do País. O gestor argentino, que já trabalhou em mais de 20 países, diz que o seu mandato terá ainda como principais prioridades apoiar a transformação digital dos serviços públicos e a democratizar o acesso dos portugueses à tecnologia.
Também em entrevista, ficámos a conhecer a história de Isabel Azevedo, presidente da Fricon, que recebeu o Prémio BPI Mulher Empresária 2022, e que começa a conversa pedindo que “esta seja uma entrevista inspiradora para outras mulheres”.
Fomos a Felgueiras conhecer a LOQR, a empresa portuguesa que quer ser o próximo unicórnio nacional. Fundada em 2015, esta tecnológica, desenvolve software que permite que as instituições financeiras desmaterializem processos que, até agora, apenas eram possíveis de resolver de forma física, aumentando a segurança dos serviços bancários digitais.
Por fim, na rubrica Estante, deixamos algumas sugestões de leitura sobre Economia, Metaverso e Finanças Pessoais, temáticas que o poderão ajudar a enfrentar este ano difícil que se avizinha. Em termos de mobilidade, e numa altura em que a eficiência energética é palavra de ordem, o destaque do mês vai para o novo carro elétrico do Grupo VW, o ID.5. E porque a vida não são só preocupações, venha connosco conhecer a história de vinhos que trazem consigo a tradição familiar de mais de três séculos.
Boas leituras e um bom ano de 2023!