Está a chegar às bancas a mais recente edição da EXAME. Como tema de capa, destaque para um extenso e profundo trabalho acerca do poder das mulheres nas empresas cotadas, cinco anos após a entrada em vigor da então polémica lei das quotas.
A conclusão é que há, de facto, mais mulheres nos conselhos de administração, mas a maioria das empresas optou por não lhes atribuir cargos executivos, que continuam a ser muito dominados por homens. A título de exemplo, há mais administradores executivos com o nome João do que mulheres nessas funções.
Com base nestes números, fomos falar com estas mulheres, e contamos nesta edição com o testemunho de: Teresa Abecasis (Galp); Cristina Amorim (Corticeira Amorim); Vera Pinto Pereira (EDP); Filipa Santos Carvalho (NOS); Maria José Campos (BCP); e Ana Paula Marques (EDP). Na primeira pessoa, dão-nos a sua opinião sobre o sistema de quotas e contam a sua experiência ao longo dos anos. Ouvimos ainda Maria Celeste Hagatong, uma das primeiras administradoras numa grande cotada (na altura, o BPI), que nos relata como a situação foi mudando ao longo dos tempos e os desafios que ainda subsistem.
Além deste profundo trabalho, da autoria de Rui Barroso e Tiago Freire, há muitos outros motivos de interesse nesta edição de Julho da EXAME. Não deixando de destacar que esta edição, em banca, virá com uma oferta: uma revista-extra dedicada às PME Líder, uma parceria com o Millennium bcp.
Fomos em reportagem à Topázio, empresa do norte que já foi sinal de prestígio para os seus consumidores e que, depois de tempos conturbados, está de volta aos resultados positivos. Isto a dois anos de completar os 150 anos de existência! E por falar em reportagem, rumámos aos Açores para ver como está a expansão do grupo hoteleiro Singular Properties, que tem três unidades e mais uma a caminho.
Na análise, olhamos para as transformações que a tecnologia está a trazer ao negócio da venda de imobiliário; fazemos as contas ao que a inflação está a provocar nas contas das grandes empresas da bolsa; e trazemos um olhar sobre as empresas de elevado crescimento, que representam apenas 0,44% das firmas portuguesas, mas asseguraram, em três anos, quase 11% do emprego total criado no período.
Na Girl Talk deste mês, centramos a conversa no mercado de capitais. Melhorar a comunicação, incentivar a poupança e investir em literacia financeira, são as prioridades defendidas por Cristina Dias, funcionária no Parlamento Europeu, e Isabel Castelo-Branco, CEO do BPI Vida e Pensões.
Além das nossas habituais rubricas de recomendação de novos livros e da análise a um automóvel – neste caso o desportivo Toyota GR Supra Signature – damos origem a uma nova: duas páginas mensais dedicadas ao mundo dos vinhos.
Tudo isto e mais na edição de Julho da sua EXAME.
Boas leituras!