Com boa parte da procura turística em suspenso por causa das medidas internacionais de contenção da Covid-19 e muitos a preferirem o staycation em vez do vacation, Portugal vira-se para dentro e quer agora convencer os portugueses a, ficando por casa, visitar o melhor destino turístico do mundo. E, ao mesmo tempo, investir no País.
Ao longo de três fases e até ao final do ano, o Turismo de Portugal vai pôr online, nas televisões, rádios e imprensa nacional e regional uma nova campanha de promoção do turismo interno, no valor de €2 milhões.
A primeira vaga multimeios de #TuPodes, Visita Portugal arrancou esta segunda-feira, 15 junho. No dia 24 será lançado novo esforço comunicacional, desta vez com conteúdos e testemunhos dos colaboradores do setor turístico. Finalmente, a 10 julho será disponibilizada online uma plataforma com 100 mil experiências e que servirá de alavanca para pequenos negócios de animação turística.
A primeira fase desta campanha que trata os portugueses por tu – “É preciso tratar por tu aqueles que nos são mais próximos”, argumentou o presidente do Turismo de Portugal, na apresentação que decorreu no Palácio da Ajuda em Lisboa – é marcada pelo lançamento de um vídeo em que “turistas de várias nacionalidades” interpretam num português com sotaque a canção “Only You”. “É uma mensagem de fora para dentro, deixada pelos que já nos visitaram, uma mensagem de amor a Portugal e aos portugueses,” justificou Luís Araújo.
A piscar o olho aos 10,7 milhões de hóspedes portugueses que no ano passado geraram cerca de um terço das dormidas nas unidades de alojamento no País, em férias ou escapadinhas, e numa altura em que se perspetiva um dos piores anos para o setor por força da queda da procura internacional, o Governo quer deixar uma mensagem também para fora: a de que o País esteve e continua aberto apesar da pandemia. Pronto não só a receber quem entra pelas fronteiras como os portugueses que, ao fazerem férias dentro de portas, estão a investir neles mesmos, sublinha o Executivo.
“Têm agora o privilégio extraordinário de poder ver o País só para si, sem aquele problema de estar cheio de gente e não se conseguir cá andar. Isso não dura muito. Desta vez, os destinos estão lá quase só para nós,” deixou o primeiro-ministro durante a apresentação da campanha. António Costa, que recordava uma deslocação recente ao Algarve, confessou que, com tão pouco movimento, a região que viu lhe fez lembrar a dos anos 1960. “Se me concedem um minuto para ser cidadão egoísta, foi tão bom, tão bom”.
Em abril, com grande parte do mundo em confinamento por causa da Covid-19, em abril, o número de hóspedes e de dormidas nos estabelecimentos de hotelaria em Portugal afundou mais de 90% em termos homólogos, de acordo com a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística. Em março, marcado pelo decreto do estado de emergência no País, ambos os indicadores já tinham caído mais de 50%. Ainda assim, o bom desempenho dos meses de janeiro e fevereiro, com ganhos na ordem dos dois dígitos, levaram o primeiro trimestre com quedas mais ligeiras, na ordem dos 18%.