O cisne negro dos cisnes negros materializou-se e o mundo ainda está a tentar lidar com ele. Apenas três meses depois do primeiro caso de Covid-19 em Wuhan, na China, o contágio da crise de saúde pública alastrou e não poupou nenhuma economia, ameaçando deixar marcas pesadas e duradouras. Paralisou estruturas produtivas no mundo desenvolvido e pôs todos – cientistas, políticos, empresários, trabalhadores – à procura de soluções para manter (ou recuperar?) alguma normalidade.
É sobre esses impactos, e especificamente sobre o combate em curso na frente económica, que lhe falamos na edição de abril da EXAME, disponível nas bancas a partir do início desta semana. Como estão a ser afetados os principais setores da economia nacional? Que medidas de mitigação estão já em curso? Como é que este fenómeno está a mudar a nossa forma de trabalhar? O que representa esta pausa forçada para a globalização? E o que é que podemos aprender com anteriores episódios de crise? Perguntas que encontram respostas no trabalho de 22 páginas que dá a capa a esta edição, realizado pelos jornalistas Nuno Aguiar, Rui Barroso, Margarida Vaqueiro Lopes e Paulo Zacarias Gomes.
O tema marca ainda o artigo de opinião de António Nogueira Leite, que reflete sobre a forma como o novo coronavírus está a pôr em causa todas as transformações que temos dado por adquiridas. E também não ficou de fora da entrevista à presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP), que também trazemos nesta EXAME, e em que se diz “muito preocupada” com os efeitos da pandemia no setor financeiro. A cumprir um ano à frente da instituição, Nazaré da Costa Cabral reconhece a melhoria da situação das finanças nacionais, mas diz que é preciso mantermos a vigilância a fragilidades como a dívida pública. Fazemos ainda uma incursão ao funcionamento do CFP, a “voz da consciência” do Estado nestas matérias.
Nesta edição levamo-lo a Nova Iorque, onde fomos perceber como o grupo Pestana está a levar o melhor de Portugal ao coração da Big Apple, com a abertura do seu 100.º hotel, o Pestana Park Avenue. E também a Gaia, para conhecer o percurso de Ricardo Bastos, que criou nos últimos anos debaixo da marca dreamMedia um player de referência no setor da publicidade exterior (outdoors e não só). Em entrevista, Francisco Alcaide Hernández, autor de dois best-sellers de coach em Espanha, partilha dicas para o sucesso pessoal e profissional e os motivos que deixam alguns pelo caminho.
Analisamos ainda os legados de António Vieira Monteiro – o chairman do Santander em Portugal que morreu em março vítima da Covid-19 – e de Jack Welch, o guru da gestão que marcou o percurso de uma geração de decisores, igualmente falecido naquele mês.
Numa altura em que uma parte significativa do País continua em recolhimento, deixamos-lhe aqui a lista dos quase 1 200 postos de venda que continuam a disponibilizar a EXAME durante o estado de emergência, e em cujas bancas poderá encontrar a edição de abril – que foi totalmente realizada em ambiente de trabalho remoto, uma estreia também para a redação da EXAME. Pode igualmente, caso prefira, tornar-se assinante na versão digital e ou papel, seguindo para esse efeito este link, acrescentando-nos às leituras que já tem em mãos. E acompanhar-nos online em visao.sapo.pt/exame.
Outros dias virão, melhores e mais normais para todos. Até lá, ânimo e boas leituras.