Os bancos portugueses anunciaram as medidas que serão colocadas em prática de prevenção da Covid-19. As instituições financeiras apelam aos clientes que evitem a ida aos balcões e que privilegiem os pagamentos com cartões, de preferência contactless, ou através de meios digitais. Além disso, a Associação Portuguesa de Bancos indica que serão limitadas reuniões e a dispersão física de trabalhadores.
“Os clientes bancários deverão privilegiar o uso dos canais digitais e telefónicos, evitando, quando tal for possível, o recurso às agências. Esta recomendação aplica-se em especial aos clientes mais vulneráveis como idosos, pessoas com doenças crónicas ou sistemas imunitários enfraquecidos”, indica a APB num comunicado divulgado esta quarta-feira.
Além disso, em vez de notas e moedas, a APB refere que “deverão ser ainda privilegiados os pagamentos com cartão (se possível contactless) ou através de meios digitais”. A entidade que representa os bancos portugueses recorda que as “operações do dia-a-dia como transferências bancárias, pagamento de serviços ou carregamentos de telemóveis poderão ser executadas, de forma segura e cómoda, através do Homebanking ou App do banco, bem como das máquinas de Self-Service instaladas nas agências ou da rede de ATMs”.
A APB garante que está a ser feito um “reforço das medidas de higienização das instalações” e revela que “os bancos têm planos de continuidade de negócio, que estão a ser reavaliados considerando as especificidades da Civod-19, nomeadamente a eventual necessidade de aumentar o número de colaboradores a exercer funções à distância (designadamente em teletrabalho)”.
Os bancos portugueses anunciaram as medidas que serão colocadas em prática de prevenção da Covid-19. As instituições financeiras apelam aos clientes que evitem a ida aos balcões e que privilegiem os pagamentos com cartões, de preferência contactless, ou através de meios digitais. Além disso, a Associação Portuguesa de Bancos (APB) indica que serão limitadas reuniões e a dispersão física de trabalhadores.
“Os clientes bancários deverão privilegiar o uso dos canais digitais e telefónicos, evitando, quando tal for possível, o recurso às agências. Esta recomendação aplica-se em especial aos clientes mais vulneráveis como idosos, pessoas com doenças crónicas ou sistemas imunitários enfraquecidos”, indica a APB num comunicado divulgado esta quarta-feira.
Além disso, em vez de notas e moedas, a APB refere que “deverão ser ainda privilegiados os pagamentos com cartão (se possível contactless) ou através de meios digitais”. A entidade que representa os bancos portugueses recorda que as “operações do dia-a-dia como transferências bancárias, pagamento de serviços ou carregamentos de telemóveis poderão ser executadas, de forma segura e cómoda, através do Homebanking ou App do banco, bem como das máquinas de Self-Service instaladas nas agências ou da rede de ATMs”.
A APB garante que está a ser feito um “reforço das medidas de higienização das instalações” e revela que “os bancos têm planos de continuidade de negócio, que estão a ser reavaliados considerando as especificidades da Civod-19, nomeadamente a eventual necessidade de aumentar o número de colaboradores a exercer funções à distância (designadamente em teletrabalho)”.