Exame

Siga-nos nas redes

Perfil

Rui Nabeiro: Ensinamentos de um gestor sereno na EXAME de setembro

Exame

A Delta nasce do sonho de criança. De “querer mais”. Mas foi um caminho de muitos anos e feito com o esforço e a dedicação de muitas pessoas.

É com este retrato que começa a entrevista a Rui Nabeiro, na nova edição da EXAME. Nela, o Comendador regressa às raízes no Alentejo (de onde, em boa verdade, nunca saiu) e recorda o caminho do grupo empresarial, desde as origens humildes até ao atual “império” internacionalizado e presente em mais de 40 países.

Ao longo de 12 páginas, o fundador dos cafés Delta fala sobre o seu estilo de gestão, sobre as vantagens de ter uma empresa familiar, a sua relação de proximidade com a comunidade envolvente, e de temas como a justiça, a educação e a política. Um extenso testemunho de vida para ler e guardar.

Na edição de setembro da EXAME, que já está disponível nas bancas, fomos ainda perceber como a parceria luso-alemã da Critical Software e a BMW, a TechWorks, está no centro da transformação tecnológica e digital que a marca germânica está a atravessar e que vai ditar o que será a BMW nas próximas décadas.

Destaque ainda para um trabalho sobre os bancos centrais e a forma como estas autoridades continuam a ser chamadas pelos Governos a resolver os desequilíbrios económicos dos países. Por falar em desequilíbrios... e o défice? Lembra-se de quando fazia manchetes todos os dias? Pois é, agora parece afastado das preocupações quotidianas e até se fala em mudar regras. Fomos perceber porquê.

E sabia que o que publica nas redes sociais ou a informação sobre si alojada na internet pode decidir o seu nível de risco junto do banco ou de uma fintech – ou ajudar estas instituições a oferecer-lhe serviços personalizados? Mostramos como estes métodos estão a ser cada vez mais usados lá fora. Cá dentro, fomos conhecer no setor imobiliário a estratégia da Solyd para vender casas à classe média e como está a mexer o mercado do co-working em Portugal.

No seu habitual artigo de opinião, António Nogueira Leite analisa o esforço que a Europa terá de fazer para impor o cumprimento das suas metas ambientais, enquanto o CEO da Vinci Energies Portugal, Pedro Afonso, traz a sua visão sobre o papel relevante das empresas na sociedade, que – defende – deve ser usado para “servir melhor”.

Estes temas e muitos outros estão já nas bancas, nas 124 páginas da edição da EXAME de setembro. Se preferir, também pode subscrever a edição em papel e/ou a edição digital na loja virtual da Trust in News.