Dizem os gurus da produtividade que a melhor forma de adotar novos (e melhores) hábitos é ancorá-los a algo que já fazemos. A ideia é a seguinte: se queremos fazer yoga todas as manhãs, devemos associar a prática a algum hábito matinal, por exemplo, tomar café. Ou seja, sem sessão de yoga não há café para ninguém. As pessoas ocupadas dirão que esta é também a forma de sobreviverem aos seus dias sem deixarem coisas importantes por fazer. Quer outro exemplo? Imagine que podia carregar o seu carro elétrico ou híbrido ao mesmo tempo que faz algo tão ou mais importante, como as compras da semana. Pois agora pode fazer isso mesmo, nas 173 lojas do Lidl com postos de carregamento elétrico, de Norte a Sul do país. É que tempo bem gerido é tempo que sobra para a coisas que mais gosta, como tomar café e fazer yoga.

O Lidl assume um compromisso com a sustentabilidade, desenvolvendo vários projetos nesse sentido. Um deles consiste em promover uma mobilidade de baixo impacto ambiental. O objetivo é democratizar o acesso a uma mobilidade mais sustentável. E o que está em questão não é apenas ajudar o ambiente e poupar tempo, mas também poupar dinheiro. Verdade, isso mesmo! É que a tarifa de operador do ponto de carregamento (OPC) do Lidl fica abaixo do preço de mercado e é igual em todo o país: 0,08 euros por minuto sem qualquer taxa adicional de carregamento. Como se não bastasse, o Lidl decidiu absorver a tarifa da entidade gestora da rede de mobilidade elétrica imposta aos OPC, não passando este custo (quase 30 cêntimos por carregamento) para o cliente – com três carregamentos, já pode ir tomar um café por conta do Lidl.

Vamos agora aos detalhes técnicos: como as estações de carregamento têm uma potência de até 50kW, em apenas 30 minutos poderá carregar de 10% até 80% da bateria do carro. Portanto, é um duplo exercício de conveniência e gestão de tempo – o carro carrega tão depressa que o seu habitual tempo de compras lhe vai parecer demasiado. Os postos, que são compatíveis com diferentes tipos de carregadores e viaturas (CHAdeMO, CCS e AC Tipo 2), contam ainda com uma saída de energia opcional, com potência de até 43 kVA, para usar em simultâneo com outra viatura.

As 173 lojas Lidl com postos de carregamento elétrico estão espalhadas por todo o território nacional. Situam-se em todos os distritos, com uma distância máxima de 150 quilómetros entre si, para que possa viajar tranquilamente e sem sobressaltos. Aliás, com tanta oferta, o mais provável é que veja passar um Lidl com a tristeza de quem ainda tem a bateria quase cheia.
Descubra qual é a estação de carregamento mais próxima de si em www.lidl.pt.