Chama-se cafeomancia à capacidade de ler o futuro numa borra de café. Como tudo aquilo que envolve a fé humana, só acredita quem quer. No entanto é possível ver o presente, o passado e até o futuro do café numa boa chávena, aromática e fumegante. E isto nada tem a ver com questões de fé. Apenas com ciência, com cuidado e, sobretudo, com respeito.
Esta é, aliás, a grande aposta de NESCAFÉ. A palavra respeito, que hoje é usada como leitmotiv do próprio projeto de sustentabilidade da marca, é transversal a todas as etapas do percurso do café e vamos encontrá-la a sustentar os quatro pilares fundamentais do mesmo: o cultivo, a produção, o embalamento e até mesmo a degustação.
Foi em 2010 que nasceu o projeto hoje conhecido como programa Café com Respeito. Em apenas uma década, tornou-se o maior programa de sustentabilidade do café a nível mundial, com a promessa de que, em 2025, todo o café NESCAFÉ terá origem responsável.
Cultivado com Respeito
A origem responsável começa nas mãos que cultivam a matéria-prima. A certeza de que o recurso a práticas agrícolas inovadoras e sustentáveis permite não apenas assegurar o futuro e a estabilidade do café mas também melhorar a produtividade e os rendimentos dos homens e mulheres que lhe dedicam a sua vida foi o mote glosado nas múltiplas histórias de sucesso que NESCAFÉ tem hoje para contar. É o caso, por exemplo, do processo natural de secagem dos grãos de café que está hoje a ser utilizado pelos cafeicultores hondurenhos, que aprenderam a tirar partido da luz solar e assim poupar recursos, mas também da técnica de plantio de relva entre os cafeeiros, que vemos no Brasil e que, além de garantir a frescura do solo, permite evitar a propagação de ervas daninhas.
Produzido com Respeito
A aposta na biodiversidade agrícola, a redução do consumo de água e das emissões de carbono em todas as etapas da produção de café, desde as plantações até às fábricas é outro dos grandes objectivos da marca NESCAFÉ.
A biodiversidade não é apenas benéfica para o solo, mas também para os próprios agricultores, que assim beneficiam de outros recursos. Por outro lado, atendendo a que a água é um precioso recurso natural cada vez mais escasso, foi fundamental reduzir consideravelmente o consumo deste bem natural, através do recurso a técnicas de irrigação inovadoras e sem prejuízo da qualidade do café. Já nas fábricas, apenas através da melhoria da eficiência, a poupança equivale hoje a 7.850 piscinas olímpicas de água anualmente.
Embalado com Respeito
Aqui, a palavra de ordem é reciclar. O respeito, transversal ao cultivo e produção do café, também se estende à forma como este é apresentado ao consumidor. Os frascos de vidro podem ser reciclados indefinidamente sem nunca perderem pureza ou qualidade e as novas saquetas NESCAFÉ apostam no mono-material para que possam ser mais facilmente recicladas. A ideia é que todas as embalagens da marca sejam reutilizáveis ou recicláveis até 2025.
Saboreado com Respeito
“Sempre que bebe o seu NESCAFÉ também pode fazer escolhas que respeitam o meio ambiente”. O desafio é da marca mas a escolha é do consumidor. Ficam algumas sugestões, como a da opção pelos recipientes reutilizáveis em vez dos copos de plástico descartáveis ou, simplesmente, o aquecimento da água a não mais de 80ºC o que, além de poupar energia, permite tirar melhor partido das qualidades aromáticas do café.