
Num país com mais de 900 km de costa, deixar as nossas praias limpas está nas nossas mãos. São as pequenas ações de cada um que contam, e a colaboração de muitos faz a diferença. Por isso, durante os meses de verão, a cadeia de supermercados LIDL, em colaboração com o Electrão, lança o desafio aos portugueses, encorajando-os a defender um litoral que sendo único, é de todos, e que por isso importa preservar e proteger.
Na sua quinta edição, o projeto TransforMAR, desenvolvido em parceria com a Brigada do Mar, Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Marinha e Quercus, regressa às praias portuguesas desafiando os veraneantes a darem o destino adequado aos seus resíduos, ao mesmo tempo que estimula a economia circular, ao transformar os resíduos recolhidos em têxteis e em obras de arte.
Este ano, o TransforMAR regressa a 20 praias de norte a sul do país, com a implementação de depósitos próprios, acessíveis e facilmente identificáveis, para recolha e reciclagem de plástico e metal, evitando que estes resíduos terminem nos oceanos. Além das 20 praias, foram identificadas zonas de elevado risco de contaminação dos oceanos, em que o projeto já está a atuar, através de ações de limpeza na costa portuguesa, com o apoio da Brigada do Mar pelo 3º ano consecutivo, exponenciando o seu alcance.
Uma nova vida, uma costa limpa
Para além de sensibilizar para a necessidade de separação e correto encaminhamento para reciclagem dos resíduos de embalagens, o projeto TransforMAR promove ativamente a economia circular, uma vez que os resíduos recolhidos passíveis de serem reciclados serão transformados em têxteis fabricados em Portugal, 100% a partir de plástico reciclado. À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, o plástico será reciclado para ganhar uma nova vida, transformando-o num benefício direto para a comunidade – já que na 1ª e 2ª edições o mesmo foi convertido em aparelhos desportivos e mobiliário urbano e na 3ª e 4ª edições em donativos monetários para Instituições Sociais com projetos de impacto ambiental.
Mas nem todo o plástico é passível de ser reciclado, e por isso os resíduos que não puderem ser encaminhados para o Electrão, serão reaproveitados num projeto artístico, da autoria de Soraia Domingos. Utilizando os resíduos como matéria-prima, a artista plástica portuguesa irá criar esculturas, localizadas no Norte (Matosinhos), Centro (Nazaré) e Sul (Portimão) do país, procurando alertar a população portuguesa para esta temática além praia.
Para sensibilizar as pessoas e incentivar as boas práticas, durante os fins de semana de julho e agosto, o LIDL irá desenvolver ações nas praias que participam no projeto, junto dos contentores TransforMAR, criando dinâmicas e jogos interativos que abordam a temática da economia circular.
Envolvendo as comunidades, sensibilizando as pessoas para a importância de um consumo responsável, através da redução, reutilização e reciclagem em prol de um planeta melhor, o projeto TransforMAR abre um mar de possibilidades para os resíduos que de outra forma danificariam as nossas praias. Nos últimos quatro anos, o TransforMAR já permitiu a recolha de mais de 110 toneladas de plástico, mas num país com tanto mar, há ainda muito por realizar.