Nos meses quentes de verão, devido ao calor, as bactérias podem multiplicar-se com muita facilidade nos alimentos e, uma vez ingeridas, podem causar episódios de diarreia. Conhecendo os motivos que fazem com que a diarreia seja mais frequente nesta época, fique a saber ao longo do nosso artigo como o novo tratamento da farmacêutica líder nesta área terapêutica visa posicionar-se como uma alternativa rápida e bem tolerada no tratamento da diarreia aguda, tanto para doentes adultos como pediátricos (1-3).
Mas como se pode definir a diarreia aguda, de acordo com os especialistas?
A Sociedade Portuguesa de Gastroenterologia (SPG) define a diarreia aguda como um aumento na frequência das dejeções, ou diminuição da consistência das fezes, com uma massa fecal superior a 200 g/dia e uma duração inferior a duas semanas (4). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Unicef, ocorrem cerca de dois biliões de casos de doenças diarreicas por ano. A maioria destes episódios de diarreia aguda são derivados de infeções gastrointestinais e, em quase todos os casos, facilmente tratados.
Uma turgidez da pele reduzida e um estado geral irritável ou hipoativo, são sinais chave para a deteção da desidratação, uma das complicações que pode gerar a perda de água corporal característica dos episódios de diarreia. Portanto, para uma boa gestão da diarreia, deve incluir uma correta alimentação e administração de soluções líquidas (5). Para que toda a família se sinta preparada em qualquer lado, quer durante as férias quer no regresso às aulas dos mais novos, está disponível agora um dispositivo médico com um mecanismo de ação inovador para o tratamento da diarreia aguda que afeta todas as idades, apesar de ter uma maior taxa de incidência nas crianças.
Este novo tratamento antidiarreico é de origem natural, rápido e bem tolerado, composto por uma combinação de componentes de origem vegetal: o xiloglucano, que atua como efeito de “barreira mecânica” e que protege a integridade da mucosa intestinal, e gelose que prolonga a atividade protetora do xiloglucano (1,6). Este dispositivo médico apresenta ainda diversas vantagens no controlo de sintomas relacionados com episódios diarreicos. Não só reduz a adesão e a proliferação de agentes patogénicos na parede intestinal, como também protege as junções intercelulares estreitas, evitando a invasão desses agentes, e prevenindo a inflamação da mucosa intestinal. Um dispositivo que não é um tratamento farmacológico, mas que pode ser administrado simultaneamente com um fármaco (1-3).

A farmacêutica apresenta, assim, uma linha do produto que abrange várias idades: em formato de saquetas para as crianças menores de 14 anos e em cápsulas para adultos (3). A forma farmacêutica em saquetas para doentes pediátricos com diarreia aguda, chegou ao mercado para colmatar, sobretudo, a grande incidência por doença diarreica em crianças com menos de 1 ano de idade. Estudos clínicos em crianças, evidenciaram uma redução significativa no número de fezes líquidas (7 na escala de Bristol) após a utilização destas saquetas com reidratação oral, em comparação com o placebo acompanhado da reidratação oral (2).
Já em ensaios com adultos, foi avaliada a eficácia do xiloglucano comparada com diosmectite e com o probiótico S. boulardii. Os resultados revelaram uma maior evolução clínica nos sintomas diarreicos. O xiloglucano, não só apresenta um início de ação mais rápido, mas também uma maior redução do número de fezes após a toma da primeira dose (6 horas). Além disso, outros sintomas relacionados, como náuseas e dor abdominal, também experimentaram uma melhoria importante (1).
A farmacêutica alerta que antes de utilizar este dispositivo médico é importante ler as instruções de utilização. Em caso de dúvidas no diagnóstico em crianças com menos de 3 anos de idade e em idosos com outros sintomas, graves ou persistentes, deve ser consultado um profissional de saúde. Recomenda-se que o produto não seja utilizado durante a gravidez ou a amamentação, exceto com indicação contrária do médico. Este dispositivo médico não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação, facilitando o seu armazenamento para onde for! (3)

Neste verão, saia de casa com tudo o que a sua família precisa! Aproveite os lugares calmos e coma devagar. As refeições devem ser em pequenas quantidades e realizadas várias vezes ao dia. Evite ingerir alimentos com temperaturas extremas (muito frias ou muito quentes), pois poderão diminuir a consistência das fezes. Aproveite a possibilidade de realizar refeições ao ar livre e faça grelhados, evitando assim os fritos, os panados, os batidos e os ensopados. Sempre que possível, tempere as refeições com sal, exceto quando tem indicações do médico para fazer o contrário, e não se esqueça de beber líquidos fora das refeições, em quantidades não inferiores a 2 litros por dia. Deve ajustar a quantidade de líquidos que bebe à quantidade que poderá perder devido à diarreia. As crianças devem evitar as guloseimas, as verduras, a fruta crua e alimentos com elevado teor de gordura. Em casos de crise de diarreia aguda, devem incluir na sua dieta fruta cozida, papas preparadas com água, iogurtes naturais sem adição de açúcares e arroz cozido (7). Estas sugestões irão ajudá-lo a não ficar preocupado com os imprevistos na sua saúde, e na saúde da sua família, e a desfrutar de umas férias em pleno.

_____________________________
Referências:
- Gnessi L, et al. Xyloglucan for the treatment of acute diarrhea: results of a randomized, controlled, open-label, parallel group, multicentre, national clinical trial. BMC Gastroenterol. 2015 Oct 30;15:153.
- Santos J, et al. Randomized, placebo-controlled trial of xyloglucan and gelose for the treatment of acute diarrhea in children. Expert Review of Gastroenterology & Hepatology, DOI: 10.1080/17474124.2021.1833715.
- Instruções de Utilização de Xilaplus® AF.
- Sociedade Portuguesa de gastroenterologia (SPG). Normas de orientação clínica – diarreia aguda, 2012.
- World Gastroenterology Organization (2012). Diarreia aguda em adultos e crianças. Consultado em 10 de agosto de 2021.
- Piqué N, et al. Xyloglucan, a Plant Polymer with Barrier Protective Properties over the Mucous Membranes: An Overview. Int J Mol Sci. 2018 Feb 27;19(3).