O conceito é visionário e funde imobiliário, web e marketing de rede. A iad, um projeto que veio dar a todos a oportunidade de criar o próprio negócio imobiliário digital, chegou a Portugal em 2015 e, desde então, tem vindo a revolucionar o mercado. “Tal como aconteceu com as agências de viagens ou com os bancos, já poucas pessoas imaginarão que, para comprar ou vender uma casa, é preciso entrar pela porta de uma agência imobiliária”, considera Alfredo Valente, CEO da empresa em Portugal. E acrescenta: “A visita física ao imóvel – certamente importante, não ignoramos – fundamenta a tomada de decisão: compro ou não compro. O que defendemos é que, tirando esse contacto presencial com o imóvel para sustentar a tomada de decisão, todos os demais passos do processo, poderão e deverão ser digitais. 100% livres de papel, de deslocações, de contactos físicos. E aí, a iad está na linha da frente. Vemos o futuro desde 2008, graças ao génio dos nossos fundadores e a resiliência do nosso modelo comprovou-se em plena pandemia.”
Um modelo que atrai milhares de empreendedores
Neste momento, o grupo iad conta já com uma rede de mais de 14 mil consultores na Europa, em países como França, Espanha, Itália e Alemanha. Só em Portugal, em 2020, o número de profissionais cresceu 25% e as transações concretizadas aumentaram 18%, apesar da pandemia. O ano passado, o volume global de negócios do grupo atingiu os 278 milhões de euros e este ano estima-se que ultrapasse os 350 milhões.
Também em 2020, o grupo expandiu a sua área de atuação, com a aquisição da rede mexicana Neximo, uma rede de consultores imobiliários que virá a tornar-se a iad México. “Esta aquisição faz parte da nossa estratégia de internacionalização e mostra que o crescimento externo pode ser uma alavanca que nos permite expandir a nossa presença à escala global”, afirma Roland Tripard, chairman do grupo iad.
Como explica Alfredo Valente, a iad é também “a única rede de mediação imobiliária verdadeiramente internacional”. Para além do controlo de todas as filiais, detém uma única base de dados de consultores e imóveis. “Isso permite, entre outras coisas, que um consultor de uma filial possa desenvolver a sua equipa numa filial diferente daquela onde se encontra registado. Desta forma, um consultor da iad Portugal pode convidar para a sua equipa alguém em Espanha, Itália, França ou Alemanha. Depois de o formar e acompanhar, beneficiará economicamente sempre que esse consultor concluir uma transação, independentemente do país onde se encontra”, acrescenta o CEO, exemplificando que um consultor em Portugal pode propor um imóvel a um cliente que viva noutro país.
Consultores independentes com inúmeros benefícios
Não são apenas os números de crescimento da empresa que dão conta do seu sucesso. Um inquérito recente, realizado pela agência francesa Presence aos consultores iad Portugal, concluiu que 97% dos inquiridos estão satisfeitos com a rede. A explicação reside nos inúmeros benefícios que cada um tem e prende-se, entre outros, com fatores como o plano de remuneração que é extremamente atrativo – por exemplo, a comissão de angariação e venda é de 69% e quem quiser tornar-se manager pode ser remunerado pela produtividade da sua equipa. Mas não só: sendo dono do seu negócio, cada profissional tem independência e liberdade para gerir os seus horários e atividades, podendo desenvolver o seu negócio da forma que lhe parecer mais adequada.
A juntar a estas vantagens, cada consultor beneficia de acompanhamento personalizado e de um conjunto de formações gratuitas na área na mediação imobiliária e da gestão de equipas. Pode também recorrer a uma equipa central para tarefas administrativas, questões jurídicas, informáticas, de marketing e comunicação, bem como a uma rede de parceiros para agilização de temas como certificação energética, vídeos, visitas virtuais, entre outros. Graças a uma plataforma exclusiva de serviços online, pode fazer prospeção imobiliária, aceder a estudos de mercado e fazer estimativas acerca do valor do imóvel.
Inovadora e atenta às necessidades de uma sociedade cada vez mais digital, a iad tornou-se também, em março deste ano, na primeira rede imobiliária a integrar novos consultores através de um processo 100% paper free. “Para além de nos permitir reduzir os contactos – com a importância de que isso se reveste no atual contexto – cumpre também um importante objetivo ambiental: reduzir o consumo de papel e de transporte da documentação”, diz Alfredo Valente.
Pelo seu potencial de crescimento, a iad atraiu alguns dos mais importantes fundos de investimento para o seu capital, como Naxicap Partnerts, IK Investment Partners, Rothschild Five Arrows. Mais recentemente, a Insight Partners, líder mundial em investimento em empresas tecnológicas (tais como o Twitter, Docusign ou BlaBlaCar) injetou 300 milhões de euros no capital do grupo, de forma a alavancar a notoriedade da marca, a evolução tecnológica e a expansão internacional.
Uma distinção que antevê o futuro
Evidenciando que o futuro da mediação imobiliária passa pelo modelo de negócio da iad, a rede foi premiada, este ano, pela União de Networkers Portugueses, nos Multinível Portugal Awards 2021, como Empresa Multinível Revelação de 2020. “Estamos extremamente orgulhosos por mais esta distinção, tendo como compromisso inegociável fomentar o multinível em prol dos empreendedores que se constituem como pilares fulcrais da iad”, afirma Nelson Ferreira, Head of Network da iad Portugal. Este potencial de desenvolvimento de uma estrutura em marketing de rede, associada àquela que é umas das atividades mais lucrativas do mundo, resulta num modelo de negócio poderoso, que tem como ambição clara tornar-se líder mundial da mediação imobiliária.