O pai já era promotor imobiliário e tinha uma visão apaixonada da área, que passou aos filhos. Seguindo os passos do progenitor, Jorge frequentou a faculdade de Arquitectura mas acabou por formar-se em Gestão Imobiliária. De espírito aventureiro, as andanças enquanto perito avaliador imobiliário em instituições financeiras souberam-lhe a pouco. Um bom pretexto para dar o grande passo no negócio próprio. Foi assim que Jorge Marques decidiu fundar, em 2013, a CUB Real Estate, uma mediadora imobiliária focada sobretudo no segmento premium e de luxo, à qual se veio juntar, depois, o irmão João, formado em Engenharia e Gestão em Inglaterra, no papel de CFO e broker. A ideia foi juntar as valências, experiências, vontades e objetivos de ambos numa empresa orientada para a excelência do serviço – e consequente satisfação do cliente.
“A nossa missão é ajudar a tornar os sonhos imobiliários dos nossos clientes em realidade, conferindo ao processo uma maior transparência, honestidade, rigor e profissionalismo. Queremos ser a referência no mercado imobiliário residencial premium e de luxo em Portugal e na Europa”, conta Jorge Marques à VISÃO.
Para colocar essa ambição em marcha, a CUB Real Estate conta com uma organização estruturada e uma equipa humana e técnica sólida, de confiança, pautada por elevados padrões de excelência, de um profissionalismo atento ao detalhe e apostada na criação de relações leais e duradouras. “Só com um serviço dinâmico e de qualidade – e uma grande solidez de valores como a integridade, o respeito, o trabalho, a inovação, a responsabilidade, a ousadia e a paixão – conseguimos estar preparados para a complexidade do mercado imobiliário atual”, adianta o CEO da CUB Real Estate.
A importância de um nome O nome CUB Real Estate nasce da desconstrução do nome comercial da empresa PANORAMACÚBICO, que retrata o atual panorama arquitetónico contemporâneo. Por outro lado, CUB significa “cria”, em inglês. Significa algo que nasce e tem a oportunidade de se definir de forma independente.
E que grandes desafios tem pela frente uma consultora jovem como a CUB Real Estate numa fase como a que atravessamos? “Atualmente, devido às alterações no Orçamento de Estado e às condições de acesso aos vistos gold, sentiu-se o surgimento de dúvidas por parte dos investidores. Mas, com a continuação destes programas de fomento ao investimento, juntamente com a atratividade que caracteriza o nosso país, prevemos uma continuação na procura por parte dos investidores estrangeiros. Embora um investidor que procure um beneficio fiscal ou um visto gold possa encontrar algumas condicionantes à sua estratégia, tendo de redirecionar o seu investimento para zonas que não sejam pertencentes às àreas metropolitanas de Lisboa ou Porto – obrigando-os a explorar um Portugal menos cosmopolita, ainda assim recheado de encantos. Já os nacionais irão continuar a poder aceder às fantásticas taxas de juro negativas do crédito à habitação”, adianta Jorge Marques.
Oferecendo soluções integradas – através de profissionais especializados em áreas distintas que vão das avaliações imobiliárias à gestão e administração de ativos imobiliários, passando pela consultoria, o aconselhamento e a mediação imobiliários – a CUB Real Estate serve tanto as necessidades locais como internacionais dos seus clientes e parceiros. Para que, no final de cada processo, seja ele de que natureza for, o cliente, satisfeito, volte sempre.
Marketing Imobiliário: porque a imagem não é tudo, mas importa
O mercado de luxo, de forma geral, caracteriza-se pela mais valia simbólica em torno do objeto. O objeto é, mais do que ele próprio, símbolo de um determinado estilo de vida. É, ele próprio, uma experiência. E a experiência passa, em muito, pelo processo de contacto com o imóvel, e necessariamente, por quem o proporciona. Enquanto facilitadora de todo o processo a CUB Real Estate é a principal responsável por proporcionar a melhor experiência aos seus clientes.
Esta centralidade na experiência do cliente, é indiscutivelmente o que define o posicionamento da CUB Real Estate: a excelência próxima de quem tem no seu cliente o principal motivo e, na sua equipa, a principal ferramenta de sucesso.
Quando falamos do luxo e da sua comunicação, o mercado imobiliário é o paradigma deste modelo. Foi por isso, e também porque os tempos que correm exigem que as marcas acompanhem em termos de tendências, que em 2020 a CUB Real Estate reavaliou e reestruturou a sua comunicação, focada no desenvolvimento da sua atividade a médio/longo prazo.
A actualização da imagem da CUB Real Estate teve a preocupação de aumentar o reconhecimento da marca, de dar visibilidade aos valores que lhe servem de base, numa associação clara ao seu posicionamento enquanto marca especializada em marketing, consultoria e mediação imobiliária. Mas também assentou numa consistência que sirva de base à expansão da marca prevista para 2021 através de uma forte ocupação do território digital deste segmento. No fundo, uma evolução natural da imagem a acompanhar a estratégia de crescimento da consultora.