Não será muito habitual começar a falar de um automóvel pelo porta-bagagens, mas é precisamente por aí que queremos começar, porque não é todos os dias que encontramos uma bagageira onde até pode dar banho ao cão — e se isto não merece ser destacado… o que merecerá?
Todos sabemos que o tamanho de bagageira é um dos fatores mais valorizados por quem compra um automóvel, mas o que os engenheiros da Ford fizeram com o Puma foi pegar nesse espaço e pensar fora da caixa, procurando — e encontrando — soluções alternativas para tornar a nossa vida mais fácil. Quase como se pegassem num objecto parado no tempo, que não via qualquer melhoria significativa há anos, e o trouxessem para o século XXI.
A Megabox é um exemplo perfeito deste pensamento, um espaço revestido a borracha e à prova de água, que pode sujar e lavar sem problema. Tem até um ralo no fundo para escoar a água e como é que isso é genial? Bom, para além de dar banho ao cão imagine que foi fazer surf e tem o fato de mergulho encharcado. Ou foi pescar e quer trazer o resultado da pescaria. Estamos a falar de 68 litros de espaço, pelo que pode trazer esse peixe enooorme sem problema. Pode transportar vasos cheios de terra ou largar as botas de esqui antes de seguir para o aprés. São apenas exemplos, e no dia-a-dia não faltarão muitas outras oportunidades para aproveitar este espaço que, em alternativa, fica escondido no fundo do porta-bagagens. Aliás, mais do que um fundo, do que aqui estamos a falar é de uma prateleira, que pode ser colocada em duas alturas diferentes ou totalmente aberta e encostada às costas dos bancos traseiros, descobrindo assim um mega espaço de 406 litros! Um valor sem paralelo neste segmento, porque convém não esquecer que estamos a falar de um SUV compacto, não de um Hummer!
Há mais exemplos deste tipo de pensamento criativo, como nos bancos com forros amovíveis, que pode lavar, claro, mas também trocar por outros diferentes por motivos puramente estéticos. É um passo no caminho da personalização e esta é, como se sabe, o futuro. Aliás, o Puma tem os olhos completamente virados em frente, oferecendo um conjunto impressionante de tecnologias, algumas das quais em estreia absoluta no segmento. É o caso da abertura da bagageira em modo mãos-livres, ultra prático quando chegar carregado com vasos de plantas, ou os bancos com função de massagem lombar, que também vai agradecer depois de pousar esses vasos. Mas a maioria das inovações destinam-se, sobretudo, a oferecer uma experiência de condução mais segura e divertida, como o Ford Co-Pilot360, com 12 sensores ultrassónicos, 3 radares e 2 câmaras posicionadas à volta do carro, o Cruise Control Adaptativo com Stop & Go, o Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa, ou um novo sistema de Informação de Perigo na Via, sempre conectado, que alerta antecipadamente os condutores sobre potenciais perigos que podem vir a encontrar.
Poupança e espaço. E a performance?
Last but not least, temos o motor de 3 cilíndros EcoBoost Hybrid, que — podem apostar — será partilhado por outros modelos da Ford. Tudo porque junta o multi-premiado EcoBoost 1.0 a gasolina, no caso duas versões diferentes, uma de 125 cv e outra de 155 cv, que passam agora a ser auxiliadas por um motor elétrico de 11,5 kW (15,6 cv), para dar o arranque, um boost extra de potência ou, no geral, reduzir os consumos. O planeta, e a carteira, agradecem. Tal como quem seguir sentado ao volante, pois torna-se evidente como o look desportivo e musculado do Puma não é enganador, e que tal como o seu primo na natureza, estamos perante um gatinho bastante ágil, de comportamento vivo que dá muito prazer de conduzir. A Ford acertou em cheio neste modelo, que é bonito, amigo do ambiente, tecnologicamente avançado, versátil e, basicamente, a escolha acertada para o seu próximo carro.