Tiago Godinho

Coordenador do Nova SBE Digital Experience Lab

Coordenador do Nova SBE Digital Experience Lab

Salário programador 2023 Exame
Exame

Low-code: a democratização da transformação digital

As tecnologias low code permitem que qualquer pessoa, sem especial conhecimento de linguagens de código, crie aplicações informáticas para diversos casos de uso. Que oportunidades pode o low code representar para a criação de literacia digital e fluência tecnológica na sociedade e nas organizações?

A automação do trabalho: perder ou ganhar empregos? Exame
Exame

O equilíbrio no futuro da automação: o papel dos humanos e máquinas (*)

A automatização já não é um tema do futuro: acontece hoje, em diversos setores, em ambiente industrial e em serviços de suporte ao negócio. Que papeis irão desempenhar humanos e robots numa economia cada vez mais digital?

Exame
Exame

Web3.0: que papel quero ter neste novo capítulo da história da internet?

Ao longo dos quase 40 anos desde a sua data de nascimento oficial, a internet tem passado por diversas evoluções. As distributed ledger technologies – das quais a blockchain é talvez a mais conhecida – têm permitido idealizar um novo modelo de internet: a web 3.0. Neste modelo, empresas e pessoas tornam-se “co-proprietários” da web. Que implicações terá este novo paradigma para os incumbentes e que oportunidades trará para o utilizador comum?

Exame
Exame

A construção da confiança depende de todos nós

Os ataques que várias instituições portuguesas sofreram recentemente têm colocado a cibersegurança no centro da conversa mediática. Num mundo cada vez mais tecnológico, que papel pode ter a cibersegurança na construção de uma cidadania digital e da confiança entre instituições e entre estas e os indivíduos?

Exame
Exame

Até onde se pode estender a realidade?

Longe de serem uma novidade, as tecnologias imersivas têm ganho cada vez maior relevância, quer pelas várias aplicações no retalho e nas empresas, quer pela recente popularidade do conceito de metaverso. Enquanto meio para uma experiência mais digital, que papel pode ter a realidade estendida no estabelecimento de relações mais humanas e genuínas?