Pedro Lourenço

CEO e Founder da Consumers Trust e Embaixador da Comissão Europeia para os Direitos do Consumidor
Opinião

Legislativas 2024: Entre promessas e realidades, o que sobra para os consumidores?

Apesar das promessas e intenções dos partidos, a baixa literacia financeira e digital em Portugal é um desafio imenso que requer ações muito mais estruturadas e eficazes para realmente fazer a diferença na vida dos portugueses

Opinião

O poder das redes sociais no ecossistema de consumo

Como poupar em compras de supermercado
Opinião

IVA e Consumidores a Zero?

Todos os outros produtos, também essenciais, irão continuar a aumentar de preço, fazendo com que a medida fique cheia de intenções e vazia de sucessos

Opinião

O consumidor, o mau e o vilão

O que assistimos é a um “assobiar para o lado” por parte dos órgãos executivos do governo, nomeadamente nas finanças e economia, na medida em que culpam as grandes cadeias de distribuição, bancos, operadores energéticos e petrolíferas por lucros avultados, aplicando-lhes coimas e impostos extraordinários, ao contrário da lógica assunção de medidas preventivas, e de proximidade, que resultem em resultados de efetivos no combate à perda do poder de compra dos portugueses

Exame

Os eleitores evoluíram. Os políticos, não!

Em primeira análise, uma campanha política, seja autárquica ou de outra circunstância qualquer, tem como principal objetivo alcançar o melhor rácio de conversão de eleitores possível. Ora, em nada se demarca do objetivo mais básico que uma campanha de marketing pode ter. Vender, vender, vender!

Opinião

Preços apetecíveis nos marketplaces internacionais são sinónimo de “dor de cabeça”

Com baixos níveis de literacia digital, a maioria dos consumidores portugueses arrisca a compra em marketplaces, sem conhecerem o conceito que está por detrás destas plataformas, que as desresponsabiliza em matéria de direitos de consumo, nomeadamente as garantias, as condições de troca e devolução

Opinião

Salve-se quem puder... no digital!

As formas de burla e fraude online são tão diversificadas, que dificulta a sua enumeração em lista, para poder servir como um guia de problemas a evitar. O perigo tanto pode espreitar na forma de venda pelo canal utilizado, como pelo produto, até à forma de pagamento

Opinião

2020 mudou o consumo para sempre? Penso que não.

Os consumidores perdem a confiança, após más experiências de consumo e certamente que irão optar pela velha e tradicional compra física, logo que possível

Opinião

Analfabetos digitais? Ainda há muitos!

Analfabeto de ontem era o iletrado, não conhecedor do alfabeto, o de hoje, é aquele que não saber usar corretamente as inovações tecnológicas em seu redor.

Opinião

O paradoxo da poupança em tempo de pandemia

Sem poupança, não há investimento no futuro, e sem investimento não há crescimento económico.