Afonso Cruz : "Este é um livro mais baseado na minha vida" 19

Afonso Cruz

Jornal de Letras
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Uma questão de detalhe

Devemos uma constante atenção ao mundo, uma atenção poética, que possa atender ao detalhe, à minúcia, à letra com que se inicia cada palavra ou ao estremecimento que antecede cada gesto

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Bibliotecas

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Ah, o campo

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O tempo pode bem ser uma flor

A imagem que acompanha este texto mostra a tal flor possível. Um universo a florir pode não ser verdade, mas é belo. Sei que a verdade não é sinónimo de beleza, mas há situações em que podem coexistir.

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Levantar a cabeça

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Por amor de um verso

A memória rilkeana diz-nos que a identidade é um sistema complexo que não pode ser confinado a um órgão específico, mas à totalidade do indivíduo, sangue, olhar e gesto, porque as recordações (como funções ou manifestações da mente ou do cérebro) não são suficientes

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O vício dos livros

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O que a poesia faz

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O odor de sangue nos olhos

O Casal Arnolfini Jornal de Letras
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Infiltrados

Os autores, quando não são o tema central, infiltram-se nas obras, como Hitchcock nos seus filmes, como um deus passeando na sua criação

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Infiltrados

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O princípio de Musil e a lavagem das mãos

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Segunda oportunidade

Depois de ter sido perseguido pelos carabineros em Santiago, junto com um amigo, e de me terem queimado a cara com disparos de gás lacrimogéneo lançado a poucos metros, como contei na crónica anterior, lembrei-me de que esse mesmo amigo, um ano antes, me tinha oferecido uma garrafa de mescal artesanal, destilado por um seu companheiro, cuja marca era: Llorarás. Não poderia ter sido mais profético.

Paralaxe: Kavafis, só para ser mais preciso Jornal de Letras
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Paralaxe: Kavafis, só para ser mais preciso

Para Kavafis, num dos seus mais famosos poemas, importava mais a viagem do que o destino dela. A televisão, o elevador, o avião, são formas de evitar Ítaca. Mesmo que muitas vezes a meta que imaginamos não seja o nosso destino e que uma paragem desse percurso venha a ser o nosso verdadeiro objetivo.

A mão ao atravessar a roda de uma bicicleta Jornal de Letras
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A mão ao atravessar a roda de uma bicicleta

A matéria é sólida graças à rotina. Li a descrição de um átomo: imagine-se a cúpula de São Pedro no Vaticano. Ponha-se um grão de sal no centro. Um grão de poeira a circular junto à parede da cúpula. Essa seria a primeira órbita de um eletrão, as verdadeiras dimensões de um átomo de hidrogénio. Ora, é quase tudo espaço vazio. Então como é que é possível que a matéria composta por átomos seja sólida?

Os joanetes, uns saem, outros não Jornal de Letras
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Os joanetes, uns saem, outros não

Os livros são uma sedentarização das ideias e não é por acaso que a escrita aparece precisamente quando surgem a agricultura e as primeiras cidades. São Paulo dirá mais tarde que a letra mata, o espírito vivifica.

Baleia Branca Jornal de Letras
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Baleia Branca

Ao contrário do que muitas vezes se imagina, a escrita não surgiu para gravar pensamentos, sentimentos, meditações, mas essencialmente para gravar contabilidade, o peso da cevada guardada num celeiro, a quantidade de cerveja guardada em talhas de barro.

Paralaxe: Esticar o pescoço antes de morrer Jornal de Letras
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Paralaxe: Esticar o pescoço antes de morrer

Mr. Titular: Tinto e Porco Selvagem Jornal de Letras
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Mr. Titular: Tinto e Porco Selvagem

Mr. Titular - Qual é o seu nome? - perguntaram-me a apontar para a página do passaporte onde a informação saltava à vista. - É este - e apontei para o sítio onde ele estava escrito, debaixo da palavra "titular" (do passaporte). O homem, do outro lado do balcão, fazia as honras à burocracia, preenchia em árabe o papel e o bilhete que me levariam de Aqaba, na Jordânia, para o Egito. Atravessei a fronteira com um primeiro nome que não me pertencia: Mr. Titular Cruz.

O gosto de Afonso Cruz
Cultura

O gosto de Afonso Cruz

O realzador de animação, escritor, músico e ilustrador Afonso Cruz escolheu as sombras de As Aventuras do Príncipe Achmed, uma animação de de Lotte Reiniger